A deputada professora Therezinha Ruiz (PL) instituiu, durante seu primeiro mandato (2007) a Semana de Valorização do educador, onde é realizado diversos reconhecimentos, atividades e os Prêmios professor Inovador e Gestão Inovadora.
O Prêmio professor Inovador está na quinta edição e tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar as experiências educativas inovadoras dentro das salas de aula, realizada pelos professores do Estado do Amazonas.
O Prêmio Gestão Inovadora está em sua primeira edição e visa premiar os gestores que incentivam projetos pedagógicos de grande enriquecimento escolar aos alunos e sua comunidade.
A Presidente da Comissão de educação da Aleam, deputada professora Therezinha Ruiz (PL), afirma sua alegria em contribuir e reconhecer o trabalho que cada professor desempenha nas salas de aulas. “Juntos nós vamos avançando muito mais e esse projeto tem esse objetivo, que além de reconhecer o trabalho dos professores, abre portas para especializações e qualificações que almejam, me sinto feliz em poder contribuir”, afirmou a deputada.
professor Inovador – conta com 10 aprovados em cada categoria, sendo:
– educação infantil
– ensino fundamental – Anos Iniciais
– ensino fundamental – Anos Finais
– ensino médio
– educação Tecnológica
– educação inclusiva
– educação indígena
– educação de jovens e adultos
Gestão Inovadora – foram classificados três gestores em cada categoria, sendo estas:
– Cidadania
– empreendedorismo
– Tecnologia e Criatividade
– Produção Artística e Literária
– Cultura Amazônica
história
A deputada professora Therezinha Ruiz lançou a primeira edição do Prêmio professor Inovador em parceria com o Fórum de educação do Amazonas (Feam) em 2015 na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Em 2019 retomou seu mandato como deputada estadual e elevou o Prêmio professor Inovador ao âmbito estadual, lançando o primeiro livro que contemplou os resumos, produtos dos projetos inovadores, dos anos de 2015 e 2017.
A segunda edição lançada em 2019, recebeu 134 projetos inscritos, nas modalidades de educação infantil, Anos Iniciais e Finais, ensino médio, educação Tecnológica, educação especial e educação indígena.
A quarta Edição foi o maior lançamento contando com uma coletânea de três livros. Foram publicados 493 projetos das mesmas modalidades do livro anterior.
“Reconhecer e valorizar os profissionais da educação de nosso estado para mim é uma grande honra, pois eu sei o quanto significa isso para cada um deles, conheço e vivi de perto o que é ser professor. A semana de valorização faz parte do meu propósito como professora e política”. Afirmou a parlamentar.
Jornalista – Diêmile Savani
Jornalista – Oriana Fernandez