Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Mais de 21,3 mil pontos de internet do Wi-Fi Brasil são instalados
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Mais de 21,3 mil pontos de internet do Wi-Fi Brasil são instalados
BrasilGestão Federal

Mais de 21,3 mil pontos de internet do Wi-Fi Brasil são instalados

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Tópicos da matéria
ATENDIMENTO  COMO SOLICITAR O SERVIÇO  

O Programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom), já instalou, até dezembro deste ano, 21,3 mil pontos de internet gratuita banda larga via satélite e por conexões terrestres em todo o país. No total, a iniciativa beneficia mais de 11 milhões de brasileiros em cerca de 3,2 mil cidades. Desse total, 16.195 conexões (76,2%) foram instaladas em escolas e quase 70% (14.824) dos pontos de internet estão localizados em áreas rurais. 

“O Wi-Fi Brasil tem como um dos seus grandes objetivos conectar todas as escolas públicas de ensino básico no país. Por isso, nosso programa vem atender essas comunidades e populações que se encontram isoladas e deficientes de infraestrutura alternativa terrestre”, ressaltou a secretária Nacional de telecomunicações, Nathalia Lobo. 

O Wi-Fi Brasil instala gratuitamente antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos, Unidades Básicas de saúde (UBS), comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, além de telecentros comunitários, por exemplo. São todos pontos de acesso com velocidade de conexão que varia entre 10 e 20 megabites por segundo, para conexões via satélite.

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra, a 36 mil quilômetros de distância. Desenvolvido pelo MCom, o programa é realizado com a parceria operacional da Telebras. 

ATENDIMENTO  

A maior parte dos pontos de internet está nas regiões Norte e Nordeste. No total, são 396 cidades (88%) do Norte que recebem a cobertura do Wi-Fi Brasil com 6,2 mil pontos. Já no Nordeste, 86% dos municípios (1.154) somam mais de 11 mil pontos de internet. “Essas regiões merecem uma atenção redobrada para que possam ofertar um ensino de qualidade e desenvolvimento para as crianças”, contou Nathalia Lobo. 

A secretária reforçou que Norte e Nordeste são prioritárias para a política pública de conectividade por possuírem os indicadores mais baixos de uso da internet no país, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Sudeste (2.442 pontos de internet), Centro-Oeste (857) e Sul (664) completam a lista. 

COMO SOLICITAR O SERVIÇO  

Para solicitar o serviço, basta acessar o link “obter conexão de internet GESAC” e preencher o formulário. O atendimento às solicitações depende de análise técnica, além de disponibilidade contratual e financeira. Caso o pedido seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é de 60 dias a 90 dias. Para informações ou dúvidas, o contato PODE ser feito pelo telefone (61) 2027.6403, ou pelo e-mail. 

Com informações do Ministério das Comunicações

Tags:manchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior APPs da Carteira de Trabalho Digital e do Meu Inss estão entre os 5 mais baixados do Governo Federal
Próximo artigo Vereador Jander Lobato viabiliza faixa de pedestre na avenida 7 de maio no bairro Santa Etelvina

Mais notícias desta categoria

Declaração da ministra Marina Silva sobre o Pacto Econômico com a Natureza

11 meses atrás

Nota de pesar: Brigadista Uellinton Lopes dos Santos

11 meses atrás

Governo Federal pede investigações sobre incêndios e garante apoio aos estados no combate ao fogo

11 meses atrás

Fluxogramas

11 meses atrás

Declaração Conjunta Brasil-Reino Unido sobre Cooperação Internacional em Clima

11 meses atrás

Marina inaugura centro de bioeconomia e sedes do ICMBio e SFB em Santarém

1 ano atrás

Marina inaugura centro de bioeconomia e sedes do ICMBio e SFB em Santarém

1 ano atrás

Presidente sanciona lei que reforça educação sobre mudança do clima e biodiversidade

1 ano atrás

Presidente sanciona lei que reforça educação sobre mudança do clima e biodiversidade

1 ano atrás

Pantanal: 96% dos incêndios estão extintos ou controlados

1 ano atrás

Pantanal: 96% dos incêndios estão extintos ou controlados

1 ano atrás

Governo federal autoriza R$ 137 milhões para combate aos incêndios no Pantanal

1 ano atrás
Ibama restringe uso de agrotóxico prejudicial a abelhas
Quem é Quem (Secex)
Quem é Quem (SNPCT)
Quem é Quem (SMC)
EUA estudam novos aportes ao Fundo Amazônia
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?