Com o propósito de explicar como as pequenas e médias empresas podem se beneficiar de oportunidades oferecidas pela Zona Franca de Manaus (ZFM), a Suframa realizou em parceria com a Connect Americas, na manhã desta segunda-feira (21), o evento virtual: “Conheça a ZFM: Oportunidades para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)”.
A palestra foi ministrada pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, e foi direcionada às empresas cadastradas na Plataforma de Negócios do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Connect Americas), com a participação também de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Durante o evento, Frederico detalhou a atuação da Autarquia, os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, como as empresas podem se cadastrar, os indicadores sociais e econômicos da ZFM, dados sobre pequenas e médias indústrias, bem como as principais empresas na Zona Franca de Manaus, prêmios recebidos pela Suframa, entre outros detalhes. “Atualmente, 92 mil empresas brasileiras possuem cadastro na Suframa, o que significa que conseguem adquirir insumos e matérias-primas por valores menores, impactando positivamente no custo de produção final”, explicou Aguiar.
O coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa também destacou a realização do evento como uma oportunidade para a difusão dos benefícios e vantagens do modelo de desenvolvimento implantado na Amazônia.
“Agradeço ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Connect Americas por abrir espaço para divulgação da Zona Franca de Manaus às empresas vinculadas à Plataforma. A promoção da ZFM e atração de investimentos têm sido algumas de nossas prioridades”, frisou.