A partir de agora, os órgãos gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e a sociedade contam com uma nova plataforma do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). O Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente disponibilizou, nesta segunda feira (05), a nova plataforma do CNUC, que pode ser acessada pelo site do MMA, disponível em https://cnuc.mma.gov.br.O CNUC foi lançado em 2009 e, desde então, passou por ajustes para apresentar informações atualizadas, tornando-se mais intuitivo e amigável ao usuário. Com a melhoria, o preenchimento, validação, compartilhamento e análise dos dados ficaram mais ágeis, além de permitir integração com outras plataformas..
A nova plataforma do CNUC facilita o carregamento de arquivos georreferenciados, e em diferentes projeções. Com isso, a integração entre o CNUC e outros sistemas do governo federal será facilitada. Além do carregamento das informações, o novo sistema permite que o usuário desenhe o próprio limite da unidade de conservação.
O novo CNUC contempla a possibilidade de consultas e geração de relatórios parametrizados a partir da aplicação de filtros como categoria de manejo, esfera administrativa, UF, órgão gestor, município, programa, projeto, instrumento de gestão integrada e reconhecimento internacional, bioma, nome da UC, entre outros, com possibilidade de exportação dos dados completos ou selecionados de acordo com a aplicação dos filtros.
Uma das inovações dessa nova versão é com relação às Reservas Particular do Patrimônio Natural (RPPNs), sendo disponibilizado aos proprietários um perfil específico para que eles cadastrem e atualizem as informações sobre suas reservas.
Espera-se, assim, que a nova plataforma facilite a gestão e disponibilização das informações sobre as unidades de conservação que compõem o SNUC, garantindo a transparência e gestão integrada e participativa do sistema.
Essa plataforma foi desenvolvida com o apoio do Projeto “Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – LifeWeb” em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
Fique atento!
A Unidade de Conservação (UC) estar cadastrada no CNUC é um dos critérios para acessar diversas políticas públicas relacionadas às UCs, como por exemplo a compensação ambiental, o ICMS Ecológico e programas e projetos voltados para a consolidação do SNUC. Assim, o caráter oficial das informações faz do CNUC a principal ferramenta para gestão e divulgação do SNUC subsidiando o planejamento, a implementação e a avaliação de políticas públicas de conservação e gestão da biodiversidade brasileira em atendimento à Política Nacional do Meio Ambiente.
Serviço:
Conheça o novo CNUC: https://cnuc.mma.gov.br.
Para orientar o uso do novo sistema os Guias do CNUC estão disponíveis no site do MMA.
Aos usuários que já possuíam acesso à área restrita da plataforma, para o primeiro acesso será necessário resgatar e configurar uma nova senha, já que a nova plataforma conta com sistema de segurança mais aprimorado. Para isso, basta clicar em “esqueceu a senha” e seguir as orientações do sistema.
Quaisquer dúvidas o usuário pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 2028-2059.
Ascom MMA