Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza 1ª Mostra do Projeto Contação de Histórias da rede municipal de ensino
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza 1ª Mostra do Projeto Contação de Histórias da rede municipal de ensino
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 1ª Mostra do Projeto Contação de Histórias da rede municipal de ensino

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Prefeitura de Manaus realiza 1ª Mostra do Projeto Contação de Histórias da REDE municipal de ensino
A Prefeitura de Manaus realizou, na tarde desta terça-feira, 6/12, a 1ª Mostra do Projeto Contação de Histórias “Abelinda Conta e Encanta”, coordenado pela Secretaria Municipal de educação (Semed), por meio das Ocas do Conhecimento Ambiental. O evento aconteceu no auditório da Águas de Manaus, localizado na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

O projeto, que aconteceu durante todo ano letivo de 2022, envolvendo 86 unidades de ensino do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, busca desenvolver o hábito da leitura, bem como estimular a imaginação e o poder de observação, ampliando suas experiências, habilidades artísticas, a relação entre fantasia e realidade, além de sensibilizá-los para as questões ambientais.

Na ação, sete unidades de ensino, uma por Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Semed, apresentaram um pouco do que trabalharam com seus alunos no incentivo da leitura em ambiente escolar por meio de apresentações, com releituras de histórias, contadas a partir do olhar das crianças, com orientações de seus respectivos professores, como explicou a coordenadora das Ocas do Conhecimento, Érica Amorim.

“Ao longo do ano de 2022, 86 escolas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram do projeto, e hoje sete desse total estão representando as sete DDZs que temos, nessa culminância, apresentando ações que elas realizaram, por meio de apresentações de teatro, de coreografia e dramatizações”, disse Érica.

Uma das unidades que participou da Mostra foi a escola Municipal Historiador Mário Ypiranga Monteiro. No historiador, a ação foi realizada com 74 alunos do 1º ano do ensino fundamental. A professora do 1º ano, Beatriz Fidelis, que estava representando a escola, disse que o projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo várias disciplinas e abordagem de aprendizagem.

“Nós conseguimos integrar o projeto de forma interdisciplinar. A gente conseguiu trabalhar, além do tema central do projeto, a questão preservação da natureza, com um olhar mais voltado aqui para a Amazônia. A gente conseguiu trabalhar também as artes, a língua portuguesa, já que a gente trabalha alfabetização no primeiro aninho”, relatou Beatriz.

Outra unidade que trabalhou o projeto foi a escola Érico Veríssimo. No espaço, a ação foi executada com 60 alunos do 1º ao 5 ano. A gestora da unidade, Cassandra de Sales, ressaltou que o projeto foi exitoso no ambiente escolar.

“A contação de história na nossa unidade aconteceu desde o início do ano com as turmas dos terceiros anos e de fato foi uma experiência bastante exitosa, considerando que além de despertar a leitura, a vontade da criança de ler, ajudou a despertar também a criatividade dos alunos e, por consequência, a gente conseguiu trabalhar outros aspectos que as crianças precisam desenvolver, como por exemplo a atenção e o lado cognitivo”, frisou Cassandra.

Inspiração

A personagem principal, a “Abelinda”, criada pela professora Isabel Souza, da Semed, em 2019, mesmo ano de surgimento do projeto, desempenha de forma lúdica, interativa e prazerosa o despertar das descobertas e transformações, ampliando o universo de significados na educação infantil e Anos Iniciais. A Abelinda surgiu para desmistificar a imagem de que a abelha é somente um ser nocivo, sendo um símbolo do trabalho coletivo e de grande importância para o equilíbrio da natureza. Nas Ocas do Conhecimento Ambiental, a Abelinda trabalha disseminando educação ambiental, equivalente ao pólen.

— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAidiz

Notícias relacionadas

Tags:Educação AmbientalEducação InfantilManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Hemoam alerta: estoque de sangue registra queda de 70%
Próximo artigo PC-AM reforça a divulgação das imagens de envolvidos em homicídio

Mais notícias desta categoria

PMM certifica 28 alunos no encerramento do programa Empretec

11 horas atrás

PMM registra mais de 5 mil atendimentos no 4º Manaus Cidadã

11 horas atrás

NOTA DE PESAR – Ednelson dos Santos Barbosa

11 horas atrás

Com realização da Prefeitura de Manaus, institutos da InREDE destacam parcerias estratégicas para financiar e transformar cidades do Brasil

1 dia atrás

Prefeitura promove edição especial do ‘Bolerão no Parque’

1 dia atrás

Prefeitura informa interdição viária para obras de gasoduto

1 dia atrás

Dia 2 do InREDE é marcado por debate sobre o futuro urbano

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza drenagem no bairro Santo Antônio

1 dia atrás

Prefeitura transforma rua Leblon no conjunto Viver Melhor 3

1 dia atrás

Prefeitura realiza manutenção asfáltica no bairro São José

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recupera rua Oswaldo Cruz

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus recupera rua no bairro Japiim 1 e melhora mobilidade na zona Sul

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus promove palestra sobre direitos da pessoa idosa para trabalhadores do transporte coletivo
Prefeitura de Manaus recupera rua Izaurina Braga
Prefeitura de Manaus transforma rua Santa Apolinária com obra de recuperação asfáltica no Monte das Oliveiras
Biblioteca municipal recebe palestra e exposição do projeto ‘Acessibilidade sobre as Águas’ durante 19ª Primavera de Museus
Prefeitura de Manaus realiza oficina para orientar OSCs parceiras da Fundação Doutor Thomas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?