Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus avança em projeto de robótica e realiza palestra sobre inteligência artificial a alunos da rede municipal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus avança em projeto de robótica e realiza palestra sobre inteligência artificial a alunos da rede municipal
Manaus

Prefeitura de Manaus avança em projeto de robótica e realiza palestra sobre inteligência artificial a alunos da rede municipal

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Prefeitura de Manaus avança em projeto de robótica e realiza palestra sobre inteligência artificial a alunos da REDE municipal

As primeiras unidades a receberem o curso são as escolas municipais Antônia Medeiros, no bairro Tarumã, zona Oeste; e São Sebastião II, na comunidade São Sebastião do Tarumãzinho, na zona ribeirinha. A aula começou com uma palestra sobre inteligência artificial e análise de dados.

O fundador da Nobre Academia, Éder Nobre, comentou a respeito da importância dessa parceria com a Prefeitura de Manaus, e a relevância educacional na mudança de vida desses alunos que fazem parte do programa.

“A startup nasceu aqui no Cassina, em fevereiro, no ‘Formação de Startups’, então eu vi como algo muito legal a gente finalizar com esta primeira turma aqui no Cassina, e vai ser muito interessante. Serão três sábados consecutivos, tipo um hackathon, em que as crianças serão divididas em equipes e elas vão montar os projetos: uma lixeira automatizada, um carro robô automatizado, um sensor de PH da água e um braço robótico, e será uma imersão nesses três sábados. Daremos todo o apoio e a gente agradece muito essa parceria com a prefeitura, para que isso fosse possível”, enfatizou Éder Nobre.

A abertura do terceiro módulo, que aconteceu no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico de Manaus, em frente à praça Dom Pedro II, contou com a palestra do fundador da startup Getter Inteligência Artificial, Rufo Paganini, que instruiu os 20 alunos das duas escolas a respeito de tecnologia, e sua importância para o futuro no mercado de trabalho.

“Estou muito feliz e honrado pelo convite, e não tenho dúvida que o digital é um meio de transformar histórias. Eu mergulhei nesse mundo e vim impulsionar esses garotos, mostrar a trajetória que os aguarda, e este é o meu grande propósito aqui hoje. Tenho visto a prefeitura se engajar com iniciativas de impacto e transformação, de uma forma cada vez mais ampla. É uma organização brilhante, e a tecnologia ela está permeando todas as áreas da sociedade, e ela ser fundamentada na base, lógica, estrutura, é incrível e transformador”, explicou Rufo.

Esse é um projeto-piloto, que está sendo realizado com a primeira turma, e tem proporcionado estudo nas áreas da robótica, programação, informática, robótica industrial, entre outras áreas da tecnologia e de desenvolvimento do raciocínio lógico, para estudantes de escolas municipais localizadas em áreas afastadas da região central, sendo 15 da zona Oeste e outras cinco de descendência indígena, da etnia baré.

Para o secretário da escola São Sebastião II, no Tarumã Mirim, na área ribeirinha, e representante da aldeia Baré, Jair Melgueiro, essa inclusão é um diferencial na educação.

“Esse projeto é muito importante porque vai alcançar e promover a tecnologia junto aos povos tradicionais, e graças a ele, pôde chegar a nossa comunidade e impactar os povos tradicionais, em especial a aldeia Baré, porque alavanca muito o conhecimento dessas crianças e cria uma perspectiva diferenciada”, comentou o representante da aldeia.

O objetivo é que ao final do curso, os jovens de 11 a 16 anos estejam estagiando ou no primeiro emprego na área da tecnologia, informática ou robótica, expectativa reforçada neste módulo prático, em que os mesmos alunos irão desenvolver sensores, braços robóticos, carros a controle remoto e outros equipamentos, além dos programas que já aprenderam a utilizar, e a linguagem de programação, durante os dois módulos anteriores.

Para os alunos Quesia Karina Sales e Flávio da Silva, todo esse processo de aprendizado tem um grande diferencial na vida deles.

“No início a gente já gostou, porque era algo que não tinha ideia e a gente já começou com atividades. Aprendemos muito, os professores sempre comunicativos, e agora começando a parte prática, a mais legal. Esse é um teste para a gente, que somos a primeira turma, e já estamos pensando em ajudar as próximas turmas”, explicou Quesia.

“Esse processo foi bem legal, bem explicativo, e pelo o que eu entendi, vamos colocar todo nosso conhecimento na prática agora, trabalhando com os robôs, e esses projetos aí, já que eu quero ser designer gráfico,  já estou pensando no futuro. A tecnologia tem a ver com isso, e já sei programação”, finalizou Flávio.
— — —
Texto – Maryane Maia / Semcom
Fotos – João Viana / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAhEzB

Notícias relacionadas

Tags:Empreendedorismointeligência artificialManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Suframa ‘zera’ passivo histórico afeto à Lei de Informática da ZFM
Próximo artigo Passeio do Mindu recebe poda de árvores da Prefeitura de Manaus

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza manutenção na rede de drenagem na zona Leste após obstrução por lixo

23 minutos atrás

Recapeamento na alameda Ivo Amazonense recupera 60 metros de via em Manaus

32 minutos atrás

Prefeitura de Manaus inicia rematrícula automática na rede municipal para o ano letivo de 2026

2 horas atrás

Vacinação contra o HPV em Manaus é prorrogada até o primeiro semestre de 2026 e continuará disponível nas salas do SUS

2 horas atrás

Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025

2 horas atrás

Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais

3 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano

4 horas atrás

Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 222 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta terça 23/12

5 horas atrás

Operação Trânsito Seguro do IMMU intensifica fiscalização em Manaus na avenida Governador José Lindoso durante o fim de ano

5 horas atrás

Morte do servidor Erivelton Melo Martins é confirmada pela Prefeitura de Manaus

9 horas atrás

Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

1 dia atrás
Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12
Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil
Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus
Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde
Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?