Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto Conexões em Saúde lança série “CDS em 5 minutos” edição novembro 2022
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Projeto Conexões em Saúde lança série “CDS em 5 minutos” edição novembro 2022
AmazonasEducação

Projeto Conexões em Saúde lança série “CDS em 5 minutos” edição novembro 2022

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Coordenação de Desenvolvimento Social vinculada ao Departamento de saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de gestão de pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/UFAM) lança a série ‘CDS em 5 minutos’ do Projeto Conexões em saúde – edição novembro 2022.
Acesse o vídeo: https://youtu.be/32hvCWl3Qf4
O Projeto Conexões em saúde tem como intuito socializar informações e orientações, a partir de material audiovisual sobre o autocuidado com a saúde, direitos e deveres, com vistas à adoção de práticas que melhorem a qualidade de vida no trabalho dos servidores da UFAM.
Na edição de novembro, o tema apresentado “Estresse no trabalho”, tem a participação especial da psicóloga e professora Iolete Ribeiro da Faculdade de Psicologia (Fapsi). Segundo a Organização Internacional do trabalho (OIT ou ILO, do inglês International Labour Organization-2016), o estresse é reconhecido como um problema global que afeta todas as profissões e todos os trabalhadores em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
De acordo com a Profa. Dra. Iolete Ribeiro, é importante prestar atenção às reações e sentimentos do cotidiano, principalmente diante das relações de trabalho, pois o estresse é uma reação ‘normal’ do organismo, é uma defesa. No entanto, precisamos a cada dia (re)avaliar as questões vivenciadas e tentar identificar o que gerou desgastes para ressignificar as vivências que produzem incômodos e criar estratégias para lidar com essas contingências, afirmou Ribeiro que disse ainda que “além disso, é importante manter uma alimentação balanceada e a prática de atividade física como fatores protetivos, PODE evitar, ao longo prazo, prejuízos à saúde”.
A professora acredita que é recomendável buscar assistência, em caso de reações e mudanças comportamentais prolongadas e que estejam comprometendo a qualidade de vida.
Diante disso, acesse aqui a REDE de Atenção à saúde Mental e fique por dentro dos serviços de psicologia ofertados pelas Faculdades/Universidades clicando aqui.
Dicas de leitura:
Indicamos dois livros para leitura sobre o assunto. O primeiro é de Maria Cristina Pesce – “Meditação e gerenciamento do stress no trabalho” publicado pela Editora Scortecci e o livro de José Carlos Zanelli  Estresse nas Organizações de trabalho: compreensão e Intervenção Baseadas em Evidências. Editora Artmed. Outra indicação interessante é o site do grupo de pesquisa RIHS, da UFSCAR, que conta com diversos recursos sobre “Relações Interpessoais e Habilidades Sociais”.
Fiquem atentos à programação da Coordenação de Desenvolvimento Social – CDS na página da Pró-Reitoria de gestão de pessoas, na aba CDS. E siga-nos no Instagram do Centro de Atenção Integral à saúde – CAIS  (@cais_ufam) e no Instagram do Departamento de saúde e Qualidade de Vida – DSQV (@dsqv_ufam).
De acordo com a coordenação, o próximo quadro da série “CDS em 5 minutos” abordará a temática “Aspectos legais do Assédio no trabalho”, que contará com a participação do Dr. David Márcio de Oliveira Barreto, da escola de Enfemagem de Manaus (EEM).
Saiba mais sobre o Projeto Conexões, por meio dos telefones (92)3305-1479 / 99318-2983 e/ou por E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasManausmancheteUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação de drenagem superficial em rotatória no bairro Cidade Nova 
Próximo artigo Prefeitura ajusta últimos detalhes de ‘Um Sonho de Natal na Fábrica de Chocolate’ na Ponta Negra

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás
Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência
Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM
Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?