Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Maternidade Dr. Moura Tapajóz recebe roda de conversa sobre combate à violência obstétrica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Maternidade Dr. Moura Tapajóz recebe roda de conversa sobre combate à violência obstétrica
Manaus

Maternidade Dr. Moura Tapajóz recebe roda de conversa sobre combate à violência obstétrica

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Maternidade Dr. Moura Tapajóz recebe roda de conversa sobre combate à violência obstétrica
A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, recebeu, nesta terça-feira, 29, às 9h, uma roda de conversa sobre o tema “Combate à violência obstétrica”. O circuito de rodas de conversa sobre o tema está sendo promovido pela prefeitura, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem Seção Amazonas (Abenfo-AM) e faz parte das ações previstas em um termo de convênio assinado entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e diversas entidades governamentais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

As rodas de conversa são levadas às unidades de todos os distritos de saúde da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) com o objetivo de prevenir a violência obstétrica na Atenção Primária à saúde (APS), que é a porta de entrada do Sistema Único de saúde (SUS). Nesta terça-feira, o encontro foi conduzido pelos enfermeiros obstetras Gerda Coelho e Edilson Albuquerque.

“Decidimos promover essa roda de conversa nesse período específico para marcar, tanto o Dia Internacional para Eliminação da violência Contra as Mulheres (25/11) quanto os ‘16 Dias de Ativismo Contra a violência de Gênero’ – uma campanha internacional anual, que começa em 25/11 e vai até 10/12, Dia dos direitos humanos, pois a violência obstétrica é uma violência de gênero”, explicou Gerda Coelho.

A enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da unidade, ressalta que a Maternidade Dr. Moura Tapajóz já evoluiu muito nessa questão, mas que é ainda necessário avançar, com estudo, qualificação do serviço e ajuste dos processos de trabalho. “É imprescindível que, tanto o momento do parto quanto os momentos que o antecedem e que o sucedem, sejam especiais para as mulheres. Por isso, trabalhamos incansavelmente para que todos os nossos servidores, desde a recepção, passando pela equipe multidisciplinar da sala de parto até os profissionais encarregados da alta hospitalar, tenham consciência de sua responsabilidade nesse processo. É preciso manter os ouvidos sensíveis e respeitar esse momento tão especial para a mulher”, observou a diretora.

educação permanente
Em março deste ano, a MMT promoveu outro evento sobre o tema em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à violência Obstétrica e a Organização Não Governamental Humaniza Coletivo Feminista, grupo que luta pela erradicação da violência obstétrica e por um atendimento digno e com respeito às mulheres nas maternidades de Manaus. Na ocasião, a roda de conversa foi mediada pelas advogadas do Humaniza Alessandrine Silva e Natália Demes.

Publicações recentes têm demonstrado que muitas mulheres no mundo sofrem maus-tratos, desrespeitos, abusos ou mesmo violência durante a gestação, o parto e o puerpério (período pós-parto) por parte dos profissionais de saúde. No Brasil, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), estudos hospitalares realizados em 2011 e 2015 demonstraram que a prevalência nesses casos chegou a 44,3%.

“Na Moura Tapajóz, seguimos rigorosamente um protocolo de parto e nascimento, mas não é apenas sobre seguir o protocolo. É sobre ter empatia, saber acolher e atender de forma humanizada. Existem casos, obviamente, que são claros e extremos, como violências físicas ou abuso sexual, mas também existem violências que são muito sutis, tanto físicas quanto psicológicas ou institucionais, como, por exemplo, quando o profissional ignora as queixas e dores da menina ou da mulher”, destacou Núbia Cruz.

A enfermeira Gerda Coelho lembrou que é necessário que todos os servidores não só tenham conhecimento do que é violência obstétrica, mas que tenham o entendimento de que ela PODE ser protagonizada por qualquer profissional que trabalhe na unidade, dos médicos e enfermeiros aos farmacêuticos, auxiliares de serviços gerais e assistentes administrativos, por exemplo.

“Também é essencial que todos saibam o que fazer quando acontece um caso dentro da unidade, como intervir, comunicar, além de terem a compreensão da dimensão do impacto desse tipo de violência na vida das mulheres e de suas famílias. Temos que pensar muito em cada palavra que falamos. O que, para nós, PODE parecer um comentário inofensivo, PODE não ser recebido da mesma forma pela mulher em atendimento. Precisamos de palavras que edificam e não que destruam a autoestima da pessoa”, concluiu Gerda.

Norma jurídica
A Lei Estadual 4.848/2019, do Estado do Amazonas, define violência obstétrica como “apropriação do corpo e dos processos reprodutivos das mulheres, através do tratamento desumanizado, abuso de medicalização e patologização dos processos naturais, que cause a perda da autonomia e a capacidade das mulheres de decidir livremente sobre seus corpos e sua sexualidade, impactando negativamente na qualidade de vida das mulheres durante o pré-natal, parto, puerpério ou em abortamento, que cause dor, dano ou sofrimento desnecessário à mulher praticada por membros que pertençam à equipe de saúde, ou não, sem o seu consentimento explícito ou em desrespeito à autonomia”.

— — —
Texto – Marcella Normando/MMT/Semsa
Fotos – Elienai Emanuel/Semsa

Notícias relacionadas

Tags:Estado do AmazonasManausmanchetePrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Escola do Servidor inicia atividades da quarta turma do “Programa de Interiorização”
Próximo artigo Prefeitura de Manaus inicia processo de agendamento para matrículas das atividades realizadas no Parque Municipal do Idoso

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus emite 417 certidões de uso e ocupação do solo no primeiro bimestre de 2026 e mantém sistema online

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus altera itinerários de ônibus A204 e A205 para atender nova sede do Implurb e trecho da avenida José Moacir Teberga de Toledo

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus assegura mais de R$ 14 milhões para Parque Tecnológico do Largo de São Vicente no centro da cidade

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus participa da abertura da 4ª Semana Nacional de regularização fundiária do Solo Seguro Amazônia Legal e entrega registros de imóveis a moradores

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia seletivas das Municipíadas da Semed com cronograma por DDZs e quatro modalidades

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia convocação semed manaus para posse de mil servidores aprovados

3 horas atrás

Ageman abre consulta pública para novo manual de fiscalização dos serviços de saneamento em Manaus

3 horas atrás

Fiscalização do IMMU registra 30 autuações por uso irregular de vagas especiais em Manaus

4 horas atrás

Pesca esportiva em Manaus recebe destaque na Pesca & Cia Trade Show em São Paulo e amplia parcerias

5 horas atrás

Manaus reabre a praia da Ponta Branca após revitalização coordenada pela Prefeitura

1 dia atrás

Manaus amplia descontos do IPTU 2026 para pagamento em cota única com opção digital

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus prorroga prazo para recursos do Edital Música do Concultura até 16/3 às 23h59

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus publica lista inicial dos 192 contemplados do Morar Melhor 13 no Diário Oficial do Município
Manaus inicia sondagem do solo para executar o complexo viário Passarão na avenida Coronel Teixeira
Manaus realiza Sabadão Lilás com exames e vacinação para prevenir câncer do colo do útero
Prefeitura de Manaus confirma falecimento de Agostinho Uchoa Salustiano aos 66 anos
Manaus amplia arborização com 13.400 mudas plantadas até 14/3 e mira 40 mil em 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?