Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Árvore de Natal do Largo de São Sebastião inova com tecnologia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Árvore de Natal do Largo de São Sebastião inova com tecnologia
Amazonas

Árvore de Natal do Largo de São Sebastião inova com tecnologia

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
WhatsApp Image 2022 11 29 at 13.58.26 1024x682 1

WhatsApp Image 2022 11 29 at 13.58.26 1024x682 1

Tópicos da matéria
Profissionais e comunitáriosProgramaçãoMATERIAL EM VÍDEO

Por Agência Amazonas

Ornamentação exclusiva foi pensada por artistas parintinenses e se destaca tanto durante o dia, pelo colorido, quanto à noite, com a iluminação em LED

  • WhatsApp Image 2022 11 29 at 13.58.26 1024x682 1
    FO
  • WhatsApp Image 2022 11 29 at 13.58.25 1024x576 1
FOTO: Grego Kellaris/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa; e Rodrigo Santos e Arthur Castro/Secom

A obra inovadora do artista plástico parintinense, Rossy Amoedo, encanta o público no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. A árvore de Natal é uma das principais atrações do circuito “O Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). A cenografia segue até o dia 6 de janeiro de 2023, iluminando todo o complexo, até as 22h. A visitação do item é gratuita.

Com 30 metros de altura, o que equivale a um prédio de 10 andares, a Árvore de Natal do Largo de São Sebastião reúne cerca de 300 esculturas e 500 mil lâmpadas de LED. O projeto, que envolveu 300 profissionais, entre artistas e trabalhadores de diversas áreas, propõe uma decoração moderna aliada a enfeites que remetem à infância. A expectativa é que o local seja um dos mais visitados e fotografados do estado. Toda a programação, na capital e interior, estima alcançar 1,2 milhão de pessoas.

Valorizar os artistas e profissionais amazonenses é um dos focos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Conhecido internacionalmente por assinar projetos arrojados e grandiosos, Rossy Amoedo integra uma equipe de profissionais “pratas da casa” que atuam na edição natalina. O parintinense já trabalhou em eventos como as Olimpíadas, os Jogos Pan-Americanos, o Festival Folclórico de Parintins e os Carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressalta que a mão de obra local valorizada representa um retorno em diferentes aspectos.

“Neste ano, foram gerados 1.800 empregos diretos, na capital e no interior, que serão aproveitados durante todo período do Natal. Um investimento que retorna para sociedade, pois as pessoas podem participar deste momento como também trabalhar neste período, aumentar a renda familiar, fomentando a economia criativa”, disse o secretário.

Profissionais e comunitários

O artista conta que o projeto da Árvore de Natal durou 45 dias para ser concluído, gerando 300 contratações diretas de profissionais, entre pintores, soldadores, marceneiros, eletricistas, além de famílias nas comunidades, dedicadas à produção minuciosa de elementos natalinos. “É um trabalho que envolve muitos parceiros que acreditaram no projeto. É o resultado de muitas cabeças que pensaram e muitas mãos que executaram”, destaca.

WhatsApp Image 2022 11 29 at 13.58.25 1 682x1024 1
Artista Rossy Amoedo – Foto de Grego Kellaris/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Rossy revela também que o projeto segue orientação do secretário Marcos Apolo, que propôs desenvolver um conceito mais lúdico, capaz de emocionar e resgatar as melhores referências natalinas.

“Pensando nesta questão infantil, a gente ‘embrulhou’ a árvore em um grande presente de amor, alegria, paz, esperança e prosperidade. Então, nós estamos dando ao povo amazonense uma árvore de Natal que é um grande presente”, afirma.

Outra característica da obra, cita Rossy, foi transformar a Árvore de Natal em um imenso espaço instagramável, valorizando a questão estética.

“O Largo é um espaço muito frequentado durante o dia, então não podíamos ter uma árvore que funcionasse só à noite. O Largo está preparado para receber visitantes em qualquer horário, inclusive de madrugada”, disse o artista, que já se antecipa, prevendo novos projetos. “O nosso desafio não foi ter feito esta árvore de Natal, mas sim uma que supere a desta edição”.

Programação

Neste ano, “O Mundo Encantado do Natal” traz ainda atividades gratuitas nos espaços culturais localizados no Centro, espetáculos e manifestações artísticas em 10 bairros de Manaus, 22 Centros Educacional de Tempo Integral (Cetis) da capital e do interior e 21 municípios do estado.

MATERIAL EM VÍDEO

Conteúdo: Imagens da montagem da Árvore de Natal
Link: https://we.tl/t-zJp4v542L5
Imagens: Francisco Barboza

Tags:ManausmancheteParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior WhatsApp Image 2022 11 29 at 13.39.13 1024x461 1 Projeto associa poderes de super-heróis ao ensino de química
Próximo artigo WhatsApp Image 2022 11 29 at 14.10.27 1024x768 1 Seap realiza 3ª Jornada de Leitura no Cárcere, em parceria com CNJ

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?