Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dia da indústria: projetos e iniciativas do setor para redução de emissões e transição energética marcam debates na COP27
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Meio Ambiente > Dia da indústria: projetos e iniciativas do setor para redução de emissões e transição energética marcam debates na COP27
Meio Ambiente

Dia da indústria: projetos e iniciativas do setor para redução de emissões e transição energética marcam debates na COP27

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

No penúltimo dia da participação brasileira na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), a indústria foi o destaque da programação. Nesta quarta-feira (16), o hidrogênio verde, as iniciativas da economia de baixo carbono, as contribuições da indústria para a conservação florestal, a neutralidade climática e a transição energética foram temas de painéis no Pavilhão Brasil, em Sharm el-Sheikh, no Egito. As discussões contaram com a presença de representantes de empresas e entidades da indústria.O diretor de relações institucionais do grupo Unigel, Léo Sleyzynger, comemorou o passo adiante que a companhia deu para o avanço das energias verdes. “É uma honra estar aqui anunciando a primeira fábrica de hidrogênio verde do Brasil, que está em construção. A fábrica será carbono zero, contribuindo para toda cadeia produtiva, e vai ao encontro dos desafios no que se refere ao combate ao aquecimento global. E isso, num momento que o mundo bate os oito bilhões de habitantes e deve bater 10 bilhões em poucas décadas, o hidrogênio vem como solução ideal para aumento de produção sem emissão nenhuma de carbono”, comentou.
O secretário da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcelo Freire, reconheceu o papel da indústria no desenvolvimento de tecnologias que revolucionam a produção com energias limpas e baixa emissão. “A indústria brasileira é um motivo de orgulho para nós e para o mundo na questão da mudança climática. O mundo precisa entender e voltar seus olhos para o Brasil e indústria brasileira. Representamos uma grande oportunidade de alocação de investimentos para aqueles que buscam descarbonização. A indústria traz essa certeza de uma forma muito clara e isso ocorre pela matriz energética brasileira que é, em sua maioria, limpa, e pelas inovações que ocorrerem no nosso território”, disse.
A transição energética para matrizes renováveis foi alvo de debates que vão desde biocombustíveis à produção de alimentos, assim como a vantagem competitiva que o Brasil possui frente aos outros países. Por possuir ventos regulares, sobretudo na Região Nordeste, alta incidência solar e grandes áreas agricultáveis e muito produtivas, a vice-presidente de estratégia, meio ambientee sustentabilidade da Raízen, Paula Kovarsky, pontuou que a transição para a economia de baixo carbono é uma jornada de longo prazo. “O mercado tem que entender, evoluir e optar pelos produtos sustentáveis cada vez mais. A geração atual tem um código de valores diferente e isso é muito importante para o futuro”, afirmou.
Neutralidade climática
O mundo tem o compromisso de atingir a neutralidade climática em 2050, e o Brasil sempre costuma ser apontado como parte desta solução. Além de abrigar grande parte da maior floresta tropical do mundo e uma rica biodiversidade, o potencial brasileiro na geração de energias renováveis é um dos maiores do mundo, partindo dos recursos naturais abundantes no país e do agronegócio, que tem um papel importante para o mercado de biocombustíveis.
No painel desta terça que debateu o tema, foram apresentadas as metas e propostas sobre o último relatório divulgado pelo painel de mudanças climáticas, que trouxe evidências mostrando que é necessária mais ambição por parte das nações para reduzir os gases de efeito estufa. A transição para uma economia de baixo carbono envolve esforços de países, governos, indivíduos e empresas. Marcas ambientalmente responsáveis se diferenciam no mercado, trazendo mais competitividade.
Uma importante aliada na redução das emissões é a economia circular desde a matéria prima de origem renovável, até a produção e distribuição dos produtos, incluindo equipamentos mais sustentáveis, com menos consumo de água e emissões de carbono.
“O setor industrial faz parte da solução na descarbonização e tem sido pioneiro. Ao contrário de uma postura reativa que pensa só no custo que isso tudo implica, passamos a ter como propositura ser competitivos e somar. Temos trabalhado para incentivar estudos, pesquisas e discussões para que isso seja viabilizado e também trabalhamos na divulgação dos resultados”, encerra Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da CNI.
Conservação florestal
Iniciativas inovadoras em bioeconomia movimentaram as discussões sobre preservação de floresta nativa. Segundo o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), José Luís Gordon, 67% da carteira de trabalho da empresa têm relação com algum Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O principal setor atendido pela Embrapii é a agroindústria, que tem aprimorado técnicas para se enquadrar na bioeconomia.
ASCOM MMA

Tags:manchetemeio ambientemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura começa a vacinar crianças menores de 3 anos contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira em Manaus
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza solenidade de premiação da 2° edição do “Servidor +” com profissionais da Semed

Mais notícias desta categoria

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

9 meses atrás

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

9 meses atrás

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM

Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?