Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Brasil será modelo em agricultura positiva, afirma ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Meio Ambiente > Brasil será modelo em agricultura positiva, afirma ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007
Meio Ambiente

Brasil será modelo em agricultura positiva, afirma ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O Brasil poderá ser modelo global sobre como utilizar o solo e a terra agrícola como um depósito do carbono em uma agricultura positiva. A afirmação é do professor emérito da Ohio University, Dr. Rattan Lal, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2007 e do Prêmio mundial da agricultura 2020, que participou, nesta segunda-feira (14/11), de um painel sobre agricultura e paz no pavilhão brasileiro na 27ª Conferência Climática das Nações Unidas (COP27), que ocorre em Sharm el-Sheikh, no Egito.Segundo Lal, aumentar a captura de carbono no solo PODE servir como commodities para trazer mais receita para o país. Para isso, na opinião do pesquisador, é preciso restaurar a saúde do solo degradado, aumentando a quantidade de matéria orgânica e melhorando a ecoeficiência para produzir mais alimentos utilizando menos. Isso significa, de acordo com Rattan Lal, menos terra, menos água, menos fertilizantes, menos pesticidas, menos energia e menos emissões de gás de efeito estufa.
Ele destacou, ainda, que o Brasil e a América do Sul são um grande exemplo de sucesso na agricultura e dão segurança alimentar ao mundo. O pesquisador lembrou que quando veio pela primeira vez ao Brasil, em 1975, o Cerrado não tinha produção agrícola e agora é um dos maiores produtores de grãos do país. Ele apresentou um estudo sobre o que chamou de revolução verde entre 1961 e 2019 em todo o mundo. Nesse período, a população global aumentou 2,5 vezes, mas a produção de alimento subiu 3,3 vezes. Segundo Lal, isso ocorreu porque foi possível melhorar as variedades e também o aumento de insumos.
O uso de pesticidas, por exemplo, cresceu 5,2 vezes e o de irrigação, 2,4 vezes. Hoje, de acordo com o levantamento, 70% da água usada pelos seres humanos é destinada à irrigação da agricultura.
A prática de uma agricultura regenerativa e uso de biofertilizantes, na opinião de Lal, PODE fazer com que, no futuro, parte das terras usadas na agricultura possa ser devolvida à natureza.
Antes de Rattan Lal, a Diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da agricultura e pecuária, Fabiana Villa Alves, apresentou no painel o que o Brasil tem de sustentável na produção agropecuária. Um deles, o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma economia de Baixa Emissão de Carbono na agricultura (Plano ABC), adota tecnologias para diminuir o impacto ambiental na agropecuária, entre elas criar floresta plantada, recuperação de pastagens, plantio direto, Fixação Biológica de Nitrogênio no solo, manejo de dejetos de animais e integração lavoura-pecuária-floresta. “Nós temos desde 2010 um plano setorial muito robusto que pensa em mitigação e adaptação que são os principais motivos de estarmos aqui hoje, mas que vai muito além disso. São 12 anos e estamos numa segunda fase onde trazemos sistemas mais competitivos e mais sustentáveis e resilientes por meio dos Planos ABC e ABC+”, destacou a diretora.
No período de 2010 a 2020, a meta era aplicar a tecnologia em 35,5 milhões de hectares e diminuir a emissão de CO2 na atmosfera entre 132 a 162 milhões de toneladas. No entanto, chegaram a 52 milhões de hectares, possibilitando a redução de cerca de 170 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente.
As metas para 2030 são: implantar uma ou mais das oito tecnologias disponíveis em mais 73 milhões de hectares que vão trazer mais de 1 bilhão de toneladas de CO2 a serem evitadas, recuperar 30 milhões de hectares de pastagens degradadas, adotar sistema plantio direto e de integração, florestas plantadas, bioinsumos e sistemas irrigados e manejo de dejetos animais para produção de energia, entre outros.

Tags:manchetemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Na COP 27, Brasil debate o papel da pecuária sustentável do país para a manutenção da segurança alimentar global
Próximo artigo Painel discute RoadMap da descarbonização dos Estados Brasileiros de lançamento da revista da Abema

Mais notícias desta categoria

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

9 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

9 meses atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM

Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

Em Iranduba, MPAM instaura procedimento administrativo para acompanhar políticas públicas destinadas a crianças da primeira infância

MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?