Por Agência Amazonas
Setor iniciou suas atividades em agosto deste ano
Para incentivar os servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) a desenvolver boas práticas em atividades administrativas, o órgão passou a contar, em agosto deste ano, com o departamento de Controle Interno. Desde então, o setor exerce um trabalho de fiscalização das atividades a fim de orientar o servidor para o melhor desempenho do trabalho.
O secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, assinala que a criação de um controle interno foi uma determinação do Governo do Estado.
“Por determinação do governador Wilson Lima, criou-se a unidade dentro da Secretaria para incentivar as boas práticas administrativas entre os servidores e tornar este trabalho mais eficaz e produtivo, bem como possibilitar um melhor acompanhamento das atividades administrativas”, afirmou o secretário.
O coordenador do Controle Interno, Turíbio Corrêa, explicou que o setor busca ser um parceiro dos servidores da SSP-AM. “O papel principal do Controle é justamente ajudar na condução das atividades da Secretaria no âmbito administrativo, procurar ajudar na manutenção e na feitura das suas atribuições”, disse.
Além disso, o Controle Interno irá elaborar, junto aos setores, fluxogramas contendo rotinas de procedimentos, de modo a organizar os atos administrativos e promover a melhoria do controle interno do órgão.
“O controle não vai obrigar o servidor a ter um comportamento x ou y, mas sim um auxílio para que nós possamos ter uma administração que venha a se modernizar, trazer aspectos não só internos, como também se adequar às legislações externas. Trazer ao servidor esse facilitador do desenvolvimento das atividades, cumprindo as metas que os órgãos de controle impõem e fazendo com que o administrador possa tomar a decisão mais acertada e voltada ao interesse do serviço em si”, explicou o coordenador.
Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
De acordo com Turíbio, a SSP-AM tem o selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que tem como objetivo reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
“Para manter o selo, existem algumas práticas que são exigidas pelo Programa e que devem ser implantadas pelo órgão. Nossas ações são justamente voltadas a esse tipo de situação, para que possamos manter o selo e fazer esse intermediário entre o Programa para cumprir os níveis e as metas nas quais são implementadas”, enfatizou.
MATERIAL EM VÍDEO
Assunto: Controle Interno da SSP-AM auxilia servidores na aplicação de boas práticas em atividades administrativas
Conteúdo: Sonora com Turíbio Corrêa, coordenador do Controle Interno
Link: https://we.tl/t-tmi3aaK3Rw
Imagens: Tarcísio Heden/SSP-AM