O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contou com o acompanhamento de representantes de institutos de estatísticas e organizações internacionais de 18 países da América Latina, Caribe e África. No período de 19 a 26 de setembro, os observadores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe visitaram Belo Horizonte (MG). Os representantes das Bahamas, Belize, Senegal, Sudão e Trinidad e Tobago estiveram em Cabo Frio (RJ). Os trabalhos em Florianópolis (SC) foram acompanhados por representantes do Chile, Peru e Uruguai. No Recife (PE), a observação foi feita por representantes da Colômbia, Equador, México, República Dominicana e Honduras. Por fim, as cidades de Boa Vista e Pacaraima (RR) recebeu observadores da Organização Internacional para as Migrações (OIM), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CELADE), da CEPAL.
Agora, os representantes estrangeiros que participaram do projeto vão levar as experiências, inovações tecnológicas e metodológicas do Brasil para a preparação das pesquisas em seus países.
O projeto, chamado de Observa Censo 2022, é uma parceria entre o IBGE, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo foi trazer transparência e compartilhamento de experiências, metodologias, novas tecnologias e boas práticas que vêm sendo desenvolvidas pelo IBGE ao longo dos anos.
Para participar do projeto, os observadores receberam um conjunto de uniforme dos recenseadores, com colete, crachá, boné e bolsa, e presenciaram o processo de coleta, o funcionamento do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) e o processo de supervisão da operação em postos de coleta. O intuito foi apresentar as diversas realidades enfrentadas pela operação censitária, com setores urbanos e rurais, assim como localidades com peculiaridades como Cabo Frio, por exemplo, local onde existem muitas casas de veraneio.
O encerramento do Observa Censo 2022 ocorreu no dia 26 de setembro, com a presença dos representantes dos 18 países, além das organizações internacionais. A cerimônia reuniu cerca de 160 pessoas no Rio de Janeiro.
O evento contou com apresentações de representantes dos grupos que visitaram cada estado detalhando suas experiências e de diretores do IBGE, como o presidente, Eduardo Rios Neto, o diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo, e o gerente de Relações Internacionais, Roberto Sant’Anna.
“O projeto Observa Censo configurou uma atividade muito bem-sucedida, uma vez que pôde proporcionar às instituições participantes uma oportunidade de trocar experiências e aprender fazendo”, destacou o gerente de Relações Internacionais do IBGE, Roberto Sant’Anna.