Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: MME publica diretrizes para aproveitamento da geração de energia elétrica offshore
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > MME publica diretrizes para aproveitamento da geração de energia elétrica offshore
BrasilGestão Federal

MME publica diretrizes para aproveitamento da geração de energia elétrica offshore

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
a207e7e5 04b4 4210 826a 9d5d006c841f

a207e7e5 04b4 4210 826a 9d5d006c841f

O Ministério de Minas e Energia publicou, nesta quinta-feira (20/10), a Portaria nº 52/GM/MME, de 19 de outubro de 2022, e a Portaria Interministerial MME/MMA nº 03, de 19 de outubro de 2022, que definem, respectivamente, os regramentos e diretrizes complementares para cessão de uso de áreas fora da costa (offshore), com vistas à geração de energia elétrica, e as diretrizes para criação de Portal Único de Gestão do Uso das Áreas Offshore. As portarias representam fundamental evolução e contribuem para estabelecimento de um marco legal seguro e adequado para geração de energia elétrica offshore no Brasil. 

Dando cumprimento ao Decreto nº 10.946, de 25 de janeiro de 2022, os normativos são resultado de um processo de discussão com a sociedade por meio das Consultas Públicas nº 134, de 09 de setembro de 2022 e nº 135, de 09 de setembro de 2022. As consultas colheram 378 contribuições oriundas de 37 diferentes órgãos governamentais, instituições, associações, universidades, empresas e agentes do setor elétrico. 

A Portaria nº 52/GM/MME, de 19 de outubro de 2022 define normas e procedimentos complementares relativos à cessão de uso onerosa para exploração de energia elétrica offshore, além de tratar da delegação à Aneel das competências para firmar os contratos de cessão de uso e para realizar atos necessários à sua formalização. 

A Portaria 52 também estabelece orientações sobre prazos e demais condições para emissão das Declarações de Interferência Prévias (DIP). Além disso, define o maior retorno econômico pela cessão do prisma como critério de julgamento das licitações. Trata-se de notável progresso na regulamentação dessa importante nova fonte de geração de energia.

Já a Portaria Interministerial MME/MMA nº 03, de 19 de outubro de 2022 estabelece diretrizes para criação, desenvolvimento e utilização do Portal Único de Gestão do Uso das Áreas Offshore, uma ferramenta digital, on-line e pública. Assinada conjuntamente com o Ministério do Meio Ambiente, a portaria permitirá a adoção de um balcão único para acompanhamento do uso do bem público e da evolução dos projetos pela sociedade, investidores e interessados em desenvolver empreendimentos eólicos offshore no Brasil. Trata-se de iniciativa pioneira que traz transparência e redução de burocracia, em linha com as melhores práticas internacionais. 

Próximos passos 

A partir de agora, o Ministério de Minas e Energia poderá dar continuidade às atividades de publicação de normas complementares ao Decreto nº 10.946, de 25 de janeiro de 2022, atendendo ao prazo de 30 de julho de 2023 previsto no artigo 38 da Portaria 52/GM/MME, com orientações e definições específicas quanto à: metodologia para cálculo do valor devido à União pelo uso do bem público indicado no artigo 11; e do limite máximo de área a ser cedida em um mesmo contrato. 

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), por sua vez, poderá apresentar as instruções dos estudos de potencial energético e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá atuar na estruturação da operacionalização tanto das atividades delegadas quanto das atividades já desempenhadas. Já as demais instituições envolvidas nas análises das DIP e Ibama poderão adequar procedimentos e normativos às diretrizes determinadas no Decreto nº 10.946, de 25 de janeiro de 2022. 

A publicação das duas portarias representa uma evolução significativa para a geração de energia elétrica offshore, contribuindo para o estabelecimento de um marco legal seguro e adequado. Os resultados dependem efetivamente da expertise e competência da Aneel e da EPE, além das demais instituições governamentais, de modo a aumentar sinergias para amplificar o potencial energético do Brasil. Este é mais um importante passo do Ministério de Minas e Energia para proporcionar mais investimentos privados no país, com o norte de previsibilidade, segurança jurídica e regulatória característicos do setor elétrico. 

Acesse a Portaria Normativa nº 52/GM/MME 

Acesse a Portaria Interministerial MME/MMA nº 03/2022 

Com informações do Ministério de Minas e Energia

Tags:manchetemeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 495ff7d7 f14d 4628 88c4 e639306d3243 Bolsa Auxílio, para atletas de projetos com recursos captados via LIE, recebe reajuste e chega a R$ 12 mil
Próximo artigo f5654f56 1cb9 42ce b624 4c9f658d63bb Lançado edital de Curso de Especialização de Gestão em Saúde em parceria com a Fiocruz

Mais notícias desta categoria

Declaração da ministra Marina Silva sobre o Pacto Econômico com a Natureza

11 meses atrás

Nota de pesar: Brigadista Uellinton Lopes dos Santos

11 meses atrás

Governo Federal pede investigações sobre incêndios e garante apoio aos estados no combate ao fogo

11 meses atrás

Fluxogramas

11 meses atrás

Declaração Conjunta Brasil-Reino Unido sobre Cooperação Internacional em Clima

11 meses atrás

Marina inaugura centro de bioeconomia e sedes do ICMBio e SFB em Santarém

12 meses atrás

Marina inaugura centro de bioeconomia e sedes do ICMBio e SFB em Santarém

12 meses atrás

Presidente sanciona lei que reforça educação sobre mudança do clima e biodiversidade

12 meses atrás

Presidente sanciona lei que reforça educação sobre mudança do clima e biodiversidade

12 meses atrás

Pantanal: 96% dos incêndios estão extintos ou controlados

12 meses atrás

Pantanal: 96% dos incêndios estão extintos ou controlados

12 meses atrás

Governo federal autoriza R$ 137 milhões para combate aos incêndios no Pantanal

1 ano atrás

Ibama restringe uso de agrotóxico prejudicial a abelhas

Quem é Quem (Secex)

Quem é Quem (SNPCT)

Quem é Quem (SMC)

EUA estudam novos aportes ao Fundo Amazônia

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?