Equipe do Amazonas integra representação da Amazônia Brasileira Oficina na capacitação, que acontece até quinta-feira (29/09)
Técnicos da Vigilância em Saúde do Amazonas integram a representação dos estados da Região Amazônica brasileira em uma capacitação do Ministério da Saúde sobre estratégia para controle da malária na Amazônia. Oficina Técnica de Malária com foco nos Apoiadores Municipais ocorre até quinta-feira (29/09), em Brasília (DF), destacando a estratégia de apoiadores municipais que atuam em municípios prioritários para a doença.
A equipe de técnicos participante do evento faz parte do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
A estratégia de apoiadores municipais é uma forma de controle da malária a partir da formação de equipes de profissionais em Vigilância em Saúde para atuar em municípios prioritários da região amazônica. Por meio da estratégia, os profissionais desenvolvem rotinas de trabalho em conjunto com as equipes de gestão estadual e municipal de controle da doença.
A estratégia ocorre em parceria com o Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pela Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec).
As equipes são capacitadas para analisar os dados e orientar as intervenções de controle da doença, com base no protocolo de trabalho do Programa Nacional de Controle de Malária. A iniciativa existe há dez anos no Amazonas e o estado dispõe de 13 apoiadores municipais.
De acordo com o chefe do DVA/FVS-RCP, Elder Figueira, o projeto tem mostrado resultados importantes na redução de malária. “A iniciativa deixa um legado nos municípios, de modo que as próprias equipes municipais podem conduzir os programas de controle da doença com eficiência”, destaca Elder.
A representação das coordenações estaduais de malária da região amazônica está sendo realizada por Myrna Barata, que é gerente de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária do DVA/FVS-RCP. A técnica destaca o trabalho diário dos apoiadores na busca por alcançar a meta de eliminação da malária no mundo até 2035, meta estimada pelo Ministério da Saúde.
“O apoiador ajuda a controlar a malária, vislumbrando a eliminação da doença todas as manhãs e tendo a missão de melhorar a vida dos amazônidas, sejam eles agricultores, indígenas, garimpeiros ou estrangeiros, ricos ou pobres. Todos eles têm em comum o direito de viver na floresta sem adoecer por malária”, ressalta Myrna, que abordou a importância do projeto a nível estadual durante o evento.
Lançamento de livro
A programação da Oficina Técnica de Malária com foco nos Apoiadores Municipais, do Ministério da Saúde, contou com o lançamento do livro “Dez anos de luta contra a malária na Amazônia Brasileira – Projeto Apoiadores Municipais para prevenção, controle e eliminação da malária”.
Organizada pelo Ministério da Saúde, a publicação conta com depoimentos dos técnicos Elder Figueira e Myrna Barata sobre a estratégia de apoiadores municipais no Amazonas e na região amazônica.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, o que inclui a prevenção de doenças transmitidas por vetores, como a malária, por meio da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP (GDTV-Malária/DVA/FVS-RCP).
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.
O post Malária: técnicos da FVS-RCP participam de oficina do Ministério da Saúde sobre controle da doença apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.