Mais de 380 obras foram doadas por meio de projeto de ex-participantes de intercâmbios promovidos pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu a doação de 387 livros do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), realizada a partir de projeto voluntário da United States-Brazil Exchange Alumni (Usbea) – organização que reúne ex-participantes de programas e intercâmbios promovidos pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil –, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Os livros serão distribuídos pela Escola de Administração Penitenciária (Esap) para as unidades prisionais da capital e do interior, onde deverão complementar as atividades e projetos educacionais desenvolvidos pela Seap. O principal deles é o projeto Remição Pela Leitura, que atualmente atende cerca de 2.023 reeducandos. As obras também auxiliarão nos projetos para o preparatório do Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).
Os representantes da Usbea, Ana Lima e Davison Sicsu, juntamente com a diretora do Senac, Silvana Carvalho, assinalaram que realizam atividades voltadas para o meio ambiente e doação de livros durante todo o ano. A ação também é uma referência ao dia 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, que se estenderá até dezembro.
Ex-intercambista integrante da Usbea, Ana Lima destacou o “sentimento de dever cumprido” após diversas ações de contatos com parceiros, ajuste de datas e seleção das obras até a entrega.
“É muito bom saber o quanto é necessário esse programa, e que podemos chegar até as Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) através destas ações. A sensação de perceber que estamos contribuindo para o futuro de outras pessoas é ímpar, e esse é o papel da nossa organização”, assinalou.
“Uma doação como esta é muito importante porque, além de estreitarmos as comunicações entre as instituições, fortalece cada vez mais o projeto de remição pela leitura, com títulos sempre atualizados e de qualidade para fornecer esse processo de remissão para os nossos reeducandos”, disse o tenente Tales Renan, chefe da Esap.
Silvana Carvalho destacou que a biblioteca da Esap foi a terceira atendida pelo Senac com doações neste ano. “O Senac tem uma editora nacional, 100% dos impressos que o Senac utiliza em suas unidades são produzidos pelo Senac de São Paulo. Os que disponibilizamos para este projeto são todos voltados para as atividades de educação profissional, e acredito que ajudarão muito os reeducandos, possibilitando um bom uso”, pontuou a diretora.
O post Seap recebe doação de livros didáticos para atividades socioeducacionais das unidades prisionais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.