Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: MPF quer assegurar melhoria na infraestrutura e no atendimento do Incra no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > MPF quer assegurar melhoria na infraestrutura e no atendimento do Incra no Amazonas

MPF quer assegurar melhoria na infraestrutura e no atendimento do Incra no Amazonas

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que adote providências para melhorar a infraestrutura dos prédios do órgão no Amazonas e, para garantir maior agilidade no atendimento, como aquisição de materiais e regularização do quadro de servidores. O cronograma para implementação dessas medidas deve ser apresentado em 90 dias.

A recomendação foi expedida no curso de um inquérito civil instaurado pelo MPF depois que o Sindicato Nacional dos Peritos Federais e Agrários apresentou documento relatando diversas irregularidades relacionadas a infraestrutura, aquisição e disponibilização de materiais e mão de obra.

Após solicitação do MPF, o Incra informou que possui 147 servidores no quadro do Amazonas, sendo que 90 deles já estão com abono de permanência e podem deixar o instituto a qualquer momento, além de outros que já apresentaram pedido de aposentadoria. Para as tarefas de segurança, vigilância patrimonial, conservação e limpeza, o Incra dispõe de 54 funcionários terceirizados.

Além dos relatos do sindicato, o MPF destaca que há vários registros de cidadãos que afirmam terem protocolado requerimentos de regularização fundiária no Incra no Amazonas e passam meses sem obter qualquer parecer.

Providências – Entre as medidas recomendadas pelo MPF estão a adoção, por parte do Incra, de providências necessárias para reformas, manutenção e limpeza dos prédios do instituto e a adoção de medidas para a melhoria das instalações, garantindo assim a segurança de servidores e do público externo.

O Incra deve disponibilizar aos servidores os equipamentos e serviços necessários, como GPS, computadores, impressoras e internet, além de veículos e motoristas em número suficiente para a realização de trabalhos de campo.

A regularização do quadro de servidores, considerando os cargos vagos e os ocupados por pessoas aptas a se aposentarem, também deve ser providenciada pelo Incra.

Outra necessidade destacada na recomendação do MPF é a digitalização dos processos administrativos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a conclusão, em prazo razoável, dos processos em andamento.

O MPF estabeleceu prazo de dez dias para que o Incra informe sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação.

Tags:Estado do AmazonasMinistério PúblicoMPF-AMProcuradoria da República no Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Agostou Dourado 4 1024x768 1 Agosto Dourado: Policlínica Codajás realiza palestra para grávidas de alto risco sobre a importância da amamentação
Próximo artigo Prefeitura destaca importância do pré-natal do parceiro em webconferência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?