Retomado no fim do último mês de julho, o projeto “Suframa nas Escolas” chegou à terceira atividade do ano, nesta quarta-feira (24) à tarde, em Manaus. A bola da vez foi a Escola Estadual Ondina de Paula, localizada no bairro Japiim, zona Sul, cuja ação reuniu aproximadamente 60 estudantes finalistas da instituição, integrantes de duas turmas do período vespertino.
O Suframa nas Escolas faz parte de uma grade de programações alusivas aos 55 anos de criação da Autarquia, celebrados em 2022. O objetivo é capacitar os alunos sobre a importância da organização e do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) – nos aspectos econômico, social e ambiental – para a área de abrangência (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, além de Macapá e Santana, no Amapá) e para o próprio País como um todo.
A palestra desta quarta-feira foi ministrada por Camila Jacqueline Carneiro, que é engenheira de Operações na Suframa e, a exemplo dos demais palestrantes, atua como voluntária na ação.
Após a apresentação de um vídeo institucional, que destaca produtos fabricados na ZFM que fazem parte do dia a dia das pessoas, além da figura de uma garça como marca de referência dos referidos equipamentos, Camila fez um breve histórico dos 55 anos de Suframa e dos benefícios proporcionados pelo modelo em toda a região, cuja produção atende a 95% do território nacional. Ela também explanou sobre investimentos, biotecnologia, distrito agropecuário, preservação e sobre o esforço da Autarquia em motivar a vinda de novas indústrias para o Polo Industrial de Manaus (PIM).
Além da exposição de slides, a palestra contou também com arquivos multimídia, incluindo um vídeo de animação sobre a ZFM, com duração de pouco mais de um minuto, cedido por cortesia pela Rede Amazônica de Televisão, e outro gravado em parceria com a TV Encontro das Águas, de dois minutos. Este último, inclusive, conta com a participação de servidores da Autarquia.
Participação
A forma simples e didática da apresentação, contribuiu para que estudantes como o jovem Ryan Silva, 17, mostrasse afinidade na hora em que o grupo foi questionado sobre importação e exportação. Ele e a colega Geniffer, também participaram da dinâmica realizada logo após a palestra, quando precisaram erguer as placas indicando “falso ou verdadeiro” para a “sabatina” feita sobre o conteúdo apresentado.
Próxima
Até o fim deste ano, a meta da Suframa é realizar até dez ações educativas (duas por mês) e alcançar o maior número de estudantes possível, com o Suframa nas Escolas.
A próxima palestra está programada para esta quinta-feira (25), na Escola Estadual Senador Petrônio Portella, na rua Bartolomeu Bueno da Silva, s/n, Dom Pedro 2, zona Centro-Oeste de Manaus.