A Suframa apresentou na tarde desta segunda-feira (8), novos serviços automatizados para o processo de acompanhamento de projetos industriais e da Autarquia. A reunião virtual, que foi aberta pelo superintendente Algacir Polsin e transmitida pela plataforma Teams, foi destinada a representantes de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e profissionais de prestadoras de serviços de auditoria e consultoria.
Durante a videoconferência, foram detalhados quatro serviços. O primeiro, refere-se aos passos necessários para a apresentação do Laudo Técnico de Auditoria Independente (LTAI), que envolve a empresa produtora e a auditora, feita anualmente de acordo com o dígito verificador da Inscrição Suframa. O segundo serviço trata da inserção do Certificado de Sistema de Qualidade, conforme as normas NBR ISO 9000, obrigatório para empresas com faturamento anual superior a R$ 3,5 milhões. Ambos os serviços podem ser acessados pelo link: https://mapiprj.hom.suframa.gov.br/.
Em seguida, foram destacadas as etapas para a solicitação da inclusão de insumo na Lista Padrão de Insumos Suframa (LIPS), necessário para habilitar a importação com incentivos. Também houve orientações para o cadastramento de modelos, destinado aos fabricantes de motocicletas e similares, em função de características do respectivo PPB. Para esses dois serviços, o link de acesso é: https://mciprj.hom.suframa.gov.br/.
O superintendente-adjunto de Projetos da Suframa, Dower Borges, destacou que os novos serviços automatizados fazem parte do planejamento da Autarquia que visa desburocratizar, agilizar e modernizar os procedimentos junto ao setor produtivo, contribuindo para o aumento da competitividade do PIM. “Para o acesso a esses serviços será exigida a mesma senha do CADSUF, já definida para todas as empresas com projeto aprovado”, detalhou.
Disponíveis
Até sexta-feira (12), os novos módulos estão disponíveis para testes e simulações às empresas com Inscrição Suframa de final 5 e 6, fabricantes de motocicletas e similares, além das empresas de auditoria de LTAI, cadastradas na Autarquia. O planejamento prevê um período para eventuais correções e as migrações necessárias, de 15 a 31 de agosto. “O objetivo é que, a partir de 1º de setembro, todas as empresas do PIM passem a fazer a solicitação destes quatro serviços pelo novo sistema, deixando de usar os formulários atuais e o protocolo junto à Autarquia”, frisou o superintendente-adjunto.
Seguem algumas informações importantes sobre os sistemas automatizados: