Ferramenta importante para o aperfeiçoamento da assistência em saúde, o sistema de ouvidorias das unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está sendo reestruturado para garantir ao usuário dos serviços da SES-AM um canal direto de diálogo com a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas, ainda mais eficiente.
A SES-AM está lançando, nesta segunda-feira (16/11), uma campanha divulgando o trabalho da ouvidoria da secretaria e como esse canal pode ajudar o usuário do SUS. Em 2020, a média de demandas recebidas pelas ouvidorias da rede da SES-AM foi de 530 por mês.
Segundo o secretário executivo de Controladoria da Saúde, Silvio Romano, a ideia é reforçar junto à população que a ouvidoria é o canal oficial de comunicação com a gestão, por onde é possível dar andamento às demandas pessoais e coletivas dos usuários.
“O usuário precisa usar mais esse canal oficial. Quando se usam outros canais, que não os oficiais, a gente acaba tendo que fazer uma busca muito ampla das demandas, o que dificulta o encaminhamento dos assuntos e a chegada a uma solução rápida e adequada para atender o cidadão”, ressalta.
Ouvidoria nas Unidades – O Secretário Executivo destaca que quanto mais organizada, mais a ouvidoria pode ajudar a SES-AM como ferramenta de gestão. Isso porque o setor serve não apenas para corrigir atos, por meio de reclamações e denúncias dos usuários, como também para ter um retorno sobre as ações que estão sendo bem avaliadas e no caminho certo.
“Porque a ouvidoria também tem esse aspecto construtivo. Não só o de receber demandas sobre denúncias, mas também sugestões sobre melhorias que podem ser feitas em algo que já está bom, e também receber elogios ao serviço, porque de qualquer jeito isso é um feedback importante para a administração, mostrando que estamos no caminho certo”, lembra Silvio Romano.
Saúde Amazonas – A estruturação da ouvidoria da SES-AM e das ouvidorias das unidades é mais uma ação do Saúde Amazonas, programa do Governo do Amazonas que tem o objetivo de reestruturar e melhorar a rede de assistência no Estado.
Nesse sentido, a SES-AM trabalha para garantir que toda unidade de saúde do Estado tenha uma ouvidoria, com estrutura adequada e profissional treinado para o serviço.
O secretário executivo afirma que também está sendo feito um trabalho junto aos servidores da SES-AM e das unidades para melhorar seus processos de trabalho, de forma que garantam respostas mais rápidas para demandas que chegam por meio da ouvidoria.
“A ouvidoria é um canal que tem credibilidade quando ele funciona de verdade, respondendo e auxiliando o cidadão. Por isso os servidores também têm que dar a devida importância a esse canal”.
Ouvidorias na rede – A ouvidoria da SES-AM fica localizada na sede do órgão, na avenida André Araújo, na zona centro-sul de Manaus, funcionando com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Os canais de atendimento virtual da ouvidoria da SES-AM são:
Telefone: (92) 98418-5011
Disk Saúde: 136;
Website: saude.am.gov.br
E-mail: [email protected]
A secretaria tem atualmente 26 unidades de saúde com ouvidoria. O cidadão que esteve em alguma unidade e queira fazer um elogio, sugestão, solicitação ou reclamação relacionada ao serviço que lhe foi prestado pode procurar o setor de ouvidoria do próprio hospital ou fundação, por exemplo.