A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), órgão do Governo do Estado responsável por executar as principais ações de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na gestão pública estadual comemora, em 2020, o seu jubileu de ouro. Os 50 anos de atividades foram completados no dia 10 de julho, mas as celebrações em torno da data ainda estão acontecendo.
Um dos destaques das celebrações são as homenagens a profissionais e autoridades públicas que contribuíram para a história da Prodam e também para o fomento da TIC no Amazonas. Nesta semana, no último dia 3, os homenageados foram o ex-prefeito de Manaus e o ex-diretor presidente da Prodam, Frank Abrahim Lima e o professor e economista Antônio Iran Gadelha.
Frank Abrahim Lima foi diretor presidente da Prodam entre 2005 e 2011 e dedicou sua vida à gestão pública. Prefeito de Manaus entre 22 de novembro de 1972 e 15 de março de 1975, também exerceu os cargos de diretor da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), coordenador executivo do Prosamim e foi secretário de estado por diversas gestões. Frank faleceu em abril deste ano e foi representado na homenagem pelo filho Frank Filho e pelo Irmão Isper Abrahim Lima.
“Acho que essa homenagem tem uma profundidade muito grande porque demonstra que a nossa história não está esquecida. Meu irmão vestiu a camisa pelo Amazonas seja como prefeito de Manaus, diretor do Prosamim ou presidente da Prodam”, afirmou Isper Abrahim, agradecendo pelo tributo.
Já Iran Gadelha foi representando por sua esposa Etelvina Mesquita Gadelha e por suas filhas Vanja e Vanusa Gadelha. “Não podíamos deixar de homenagear o professor Ivan, porque ele foi um grande incentivador da criação da Prodam, ainda na década de 1970”, afirmou o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva.
Com mais de 50 anos de serviços prestados à administração pública, Antônio Iran Gadelha teve passagem pela Comissão de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codeama), Banco do Estado do Amazonas e encerrou sua vida profissional na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Referência de conduta profissional para muitas gerações, Gadelha inspirava seus colegas pela competência, gentileza e vasto conhecimento sobre questões logística e de desenvolvimento do estado.
Inauguração – Durante a homenagem também foi inaugurada a sala de Autoridade Certificadora Prodam, onde será oferecido o serviço de emissão de certificados digitais para os funcionários públicos e demais pessoas físicas e jurídicas.
Além dos familiares dos homenageados, estavam presentes na cerimônia o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva; o diretor técnico Heleno dos Santos Ferreira; a secretária de Administração e Gestão, Inês Carolina Barbosa Ferreira Simonetti Cabral; o presidente do Conselho de Administração da Prodam, Alessandro Moreira; e o secretário executivo de Administração e Controle Interno da Sedecti, Júlio Ramon.