Internas do sistema prisional feminino de Manaus participaram, nesta quinta-feira (05/11), da primeira edição do minicurso “Saber Mulher”. A capacitação é promovida nas unidades penitenciárias por meio de parceria entre as Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O minicurso tem como objetivo promover o conhecimento e fornecer as ferramentas necessárias para as mulheres exercerem seus direitos de defesa e cidadania. A dinâmica envolveu a exibição de videoaulas, ministradas pela Conselheira Nacional da Saúde, Vanja dos Santos.
Durante a programação, foram abordados assuntos sobre políticas públicas e direitos das mulheres na Constituição Federal de 1988, bem como a importância de ser mulher, o empoderamento e a valorização da força feminina.
A assistente social do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap, Lilian Rejane Negreiros Guimarães, destacou a importância dos assuntos tratados no minicurso, que proporciona às internas um entendimento maior sobre os seus direitos como mulheres. “É um curso que fala sobre ter conhecimento do empoderamento da mulher. Tem uma duração curta, mas contém um conteúdo bem explicativo, acredito que elas estão sabendo captar a importância de saber ser mulher e dos nossos direitos”, afirma.
Para a interna Maria* (nome fictício), a programação foi extremamente importante para despertar a sua compreensão sobre os direitos femininos. “Para mim, o curso favoreceu bastante na ampliação do meu conhecimento. Mesmo estando privada da liberdade, é importante saber os nossos direitos, pois a lei ainda continua valendo para nós”, declara.
A secretaria-executiva adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres da Sejusc, Paula Cristina Martins, agradeceu a participação das internas na capacitação e destacou o grande papel que a mulher desenvolve atualmente na sociedade.
A primeira edição do “Saber Mulher” ocorreu na Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) e, nesta sexta-feira (06/11), a programação se estenderá para o Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF). Entre os temas abordados, destaque para a valorização da mulher, resgate da autoestima, empoderamento feminino e boa convivência dentro das celas. Uma nova edição do minicurso acontecerá, nas próximas semanas, com a adição de novos módulos.