Turistas que chegam a Manaus podem contar com o apoio da Polícia Turística do Amazonas (Politur), que atua diretamente nos pontos mais frequentados da capital amazonense. O trabalho dos policiais bilíngues tem como objetivo inibir qualquer tipo de crime contra turistas nacionais ou estrangeiros em viagens pela capital amazonense.
A Politur realiza atendimentos diários aos visitantes no Aeroporto, Porto de Manaus, Mercado Municipal Adolpho Lisboa e Praça da Matriz. O Policiamento Turístico também trabalha de forma integrada com agências e órgãos ligados ao setor, oferecendo uma rede de apoio aos visitantes.
O trabalho dos policiais é intensificado em datas com maior fluxo de visitação turística, como nos períodos da temporada de cruzeiros que desembarcam no porto de Manaus, entre os meses de novembro e abril.
De acordo com o tenente William Dias, responsável pelo comando da Politur, é necessário que os policiais dominem no mínimo outro idioma para integrar à unidade. A fluência é um dos critérios de seleção para fazer parte do efetivo, que hoje conta com 24 policiais militares.
“Há policiais que falam inglês, espanhol, francês e japonês. Sempre que possível, recebemos instruções sobre a qualidade no atendimento ao Turista, com matérias necessárias ao bom atendimento ao público turista, que por sinal é bem exigente. É um treinamento com duração de aproximadamente 30 dias”, destacou Dias.
Orientação – Além dos cuidados com os pertences pessoais, a orientação do tenente Dias para os visitantes é de sempre procurar empresas sérias e credenciadas. Assim, o viajante pode aproveitar as férias sem correr riscos.
“É muito importante procurar empresas credenciadas. Da mesma forma, para quem procura guia de turismo, a orientação é que o cliente exija seu cartão de cadastro junto ao Cadastur (sistema de cadastro do Ministério do Turismo para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor), formalizando assim seu passeio turístico da melhor maneira, e também, gerando segurança para si e para outros” informou.
Atuação – Os policiais atuam em duplas realizando rondas a pé e em viatura, divididas por plantão. Nos pontos turísticos do Centro da cidade, o trabalho da polícia acontece das 7h às 23h. Já no aeroporto, equipes atuam diuturnamente, inclusive durante a madrugada.
Os turistas podem solicitar apoio pelos telefones (92) 998842-1769, das 7h às 23h, e 98842-1741, das 7h às 17h. Para ocorrências fora destes horários, o acionamento deve ser pelo 190, o serviço emergencial do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Além disso, sempre que necessário, a guarnição pode prestar apoio a turistas em outros locais como Ponta Negra, Museu da Amazônia (Musa) e municípios da Região Metropolitana.