Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Com aval de comissão nacional, FCecon retoma programa de residência médica em Oncologia Clínica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Com aval de comissão nacional, FCecon retoma programa de residência médica em Oncologia Clínica
Gestão Estadual

Com aval de comissão nacional, FCecon retoma programa de residência médica em Oncologia Clínica

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
A FCecon recebeu a liberação para voltar a oferecer o programa na instituição, que atualmente conta oito oncologistas – FOTO: Rhyvia Araújo/FCecon

A Comissão Nacional de Residência Médica aprovou, no último dia 22 de outubro, a retomada do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM). Com a aprovação, informada oficialmente nesta terça-feira (27/10), a FCecon inicia os trâmites para voltar a oferecer o programa no Amazonas, que tem apenas 11 oncologistas clínicos.

É por meio da residência médica, uma modalidade de ensino de pós-graduação, que são formados os médicos especialistas. Todos os programas do país são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da educação (MEC). A FCecon recebeu a liberação para voltar a oferecer o programa na instituição, que atualmente conta oito oncologistas.

A reabertura do programa de Oncologia Clínica é uma importante iniciativa para ampliar os atendimentos oncológicos no Estado. Neste mês de outubro, a FCecon recebeu o reforço de dois médicos oncologistas clínicos do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em atuação por meio de convênio.

“O primeiro impacto que vamos ter são novas pessoas para participar dessa grande batalha que é o tratamento de quimioterapia, uma vez que são pouquíssimos os profissionais nessa área, não só no Amazonas, mas no Brasil inteiro. A aprovação do programa representa o maior ganho neste momento para a nossa instituição”, avalia o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Plano – Um plano de ações está sendo montado sob coordenação da Diretoria de ensino e Pesquisa (DEP), da Comissão de Residência Médica (Coreme) e do serviço de Oncologia Clínica da FCecon, para chamar atenção de alunos da graduação, das Ligas Acadêmicas em Oncologia Clínica e dos residentes de Clínica Médica.

Segundo a diretora de ensino e Pesquisa da FCecon, farmacêutica-bioquímica Kátia Torres, o trabalho de base é atrair os alunos e médicos, para que se “sintam encantados com o papel que a Oncologia Clínica tem na sociedade”.

“A Fundação Cecon tem um nível de responsabilidade muito alto em formar profissionais nessa área, pois o serviço de Oncologia vem crescendo e temos, inclusive, alguns dos egressos que hoje são médicos da casa. A Oncologia é o pilar do atendimento oncológico para todos os tumores. Essa especialidade é vital para a existência de um serviço de Oncologia”, disse Kátia Torres.

A residência nessa especialidade era a mais antiga a ser oferecida na FCecon e foi ofertada pela primeira vez em 2004. Até aqui, cinco médicos especialistas em Oncologia Clínica foram formados pela Fundação.

Vagas – A expectativa é abrir duas vagas já na próxima seleção de residência médica, o que deve ocorrer até o início de 2021, destaca a coordenadora da Coreme/FCecon, a médica patologista e pesquisadora da FCecon, Monique Freire.

O programa terá a oncologista clínica da FCecon, Maria Auxiliadora Rebelo, como supervisora, e entre os critérios para participar da seleção para a residência está ter especialização em Clínica Médica.

Enfermagem – Esta é a segunda autorização que a FCecon recebe para programas de residência no ano de 2020. Em julho, a Fundação iniciou a implantação do primeiro Programa de Residência Multiprofissional em Enfermagem Oncológica da instituição, o segundo a ser disponibilizado aos profissionais de saúde no Estado, após receber o aval do MEC.

Tags:BombeirosEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Cursinho pré-vestibular da rede estadual terá aulões ao vivo a partir de 6 de novembro
Próximo artigo PMAM participa de evento realizado pelo Ministério da Justiça em Rio Branco

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?