Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com Proerd, Polícia Militar ajudou a transformar a vida de mais de 600 mil crianças no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Com Proerd, Polícia Militar ajudou a transformar a vida de mais de 600 mil crianças no Amazonas
Gestão Estadual

Com Proerd, Polícia Militar ajudou a transformar a vida de mais de 600 mil crianças no Amazonas

5 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
O Proerd desenvolve várias atividades sociais e educacionais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade – FOTOS: Divulgação/SSP-AM

O programa educacional de Resistência às drogas e à violência (Proerd), da polícia Militar do Amazonas, vem transformando as vidas de milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Lançada em 2002, a iniciativa já alcançou mais de 600 mil crianças e adolescentes, em mais de 40 mil escolas da REDE estadual, municipal e particular do estado.

Inspirado no americano DARE, sigla para Drug Abuse Resistance Education (educação para Resistência ao abuso de drogas, em tradução livre), o Proerd chegou ao Amazonas em 2002, pelas mãos do atual secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates. O programa americano foi fundado na década de 1980, em Los Angeles, sendo concebido pela polícia em parceria com a secretaria de educação como uma estratégia para combater os crescentes índices de consumo de drogas e violência nas escolas.

No Brasil, o Proerd foi implantado em 1992, no Rio de Janeiro. Atualmente, o programa está presente em mais de 50 países. No Amazonas, as ações focaram em Manaus, mas agora já se espalharam pelo interior. De acordo com o coordenador estadual, major Alisson Henriques, o objetivo principal é ensinar as crianças e adolescentes a tomarem decisões seguras e responsáveis.

“O principal objetivo é ensinar nossas crianças e nossos jovens a resistir à pressão de grupos, ter a autoestima elevada, serem bons alunos, bons filhos e, principalmente, bons cidadãos no futuro”, disse.

Segundo o major Henriques, o programa é estruturado em quatro categorias, trabalhando com crianças, adolescentes e pais. “Toda a metodologia é diferenciada, conforme a faixa etária. Usando linguagem mais simples, para nossas crianças, até uma linguagem mais direta para os nossos pais, que são o nosso público adulto. Nós procuramos direcionar os pais sobre como dialogar com os filhos, como acompanhá-los, saber da vivência e rotina social deles”, ressaltou.

Conforme a idade dos alunos, e até dos pais, são realizadas palestras e desenvolvidas atividades sociais dentro das escolas. As iniciativas ocorrem em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto, e Secretaria Municipal de educação (Semed). As escolas que necessitam do programa são selecionadas por meio de uma reunião entre policiais militares, diretores e professores.

“Todo ano, nós realizamos a semana pedagógica do Proerd, que é a nossa fase de planejamento. Nós reunimos os instrutores da capital e interior, direcionando o nosso atendimento e sempre priorizando as escolas que necessitam do apoio. Geralmente são escolas em área de risco e alunos em condição de vulnerabilidade social. Não é a polícia Militar que escolhe as escolas, são indicações da secretaria de educação”, disse.

Em relação às escolas particulares que desejam receber o programa, é necessário fazer um ofício, como ressalta o major Henriques. “A escola particular que deseja receber o programa deve remeter um ofício ao comandante-geral da polícia Militar e, conforme a autorização, nós procuramos encaixar ela no nosso atendimento também”.

Fundação – Três oficiais foram os responsáveis por fundar o programa no Amazonas: o atual secretário de Segurança, Coronel Louismar Bonates; o coronel Caldas e o coronel Audiney, que eram capitão e tenente na época. Após cursarem o Proerd no estado do Paraná, os três oficiais procuraram capacitar imediatamente novos instrutores para lançar o programa no Amazonas, como lembra o major Henriques.

“Eles promoveram um curso e trouxeram profissionais do centro de formação para qualificar nossos policiais militares, e assim foram formados 30 instrutores tanto da capital quanto do interior”, disse.

Proerd Baby – Em 2019, começou a ser desenvolvido o Proerd Baby, em parceria com a pré-escola creche Infante Tiradentes, cuja diretora é a tenente-coronel Filgueiras. Na iniciativa, assim como o Kids, são trabalhados por meio de cartazes em parceria com a equipe pedagógica.

“A parceria com profissionais pedagógicos facilitou bastante o uso de uma linguagem mais simples e também a seleção de conteúdos mais adequados para serem trabalhados com as crianças pequenas”, ressaltou major Henriques.

O Proerd Baby começou as suas atividades no ano passado

Pandemia – Devido à pandemia da Covid-19 e à suspensão das aulas das redes estadual, municipal e particular de ensino no estado do Amazonas, a equipe de instrutores do Proerd, em parceria com o Núcleo da Diretoria de ensino e Diretoria de Comunicação Social, desenvolveram o projeto “Proerd Em Casa”. São 20 videoaulas com duração de cinco a sete minutos cada, que são disponibilizados no canal da REDE social Youtube da polícia Militar do Amazonas.

Segundo o major Henriques, as videoaulas já alcançaram em média 30 mil visualizações. “O projeto ‘Proerd Em Casa’ leva à comunidade escolar os conteúdos mais importantes e a mensagem principal de cada lição dos currículos Kids e sétimo ano, procurando levar a informação de prevenção às drogas, tomada de decisões seguras e responsáveis, avaliações de riscos e consequências. E não iremos parar por aí, iremos desenvolver para outros currículos, como o Proerd Pais, por exemplo”.

Tags:Estado do AmazonasManausPolíciaPolícia MilitarSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima lança Carteira da Pessoa com Deficiência e anuncia fomento de R$ 5 milhões a instituições
Próximo artigo Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 14 instituições socioassistenciais

Mais notícias desta categoria

Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros

15 horas atrás

UEA inicia projeto de cibersegurança com IA

19 horas atrás

Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama

1 dia atrás

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

2 dias atrás

Carnaval na Floresta: seminário do Governo do Amazonas

2 dias atrás

Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas

2 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Recorde de Público em Manaus

2 dias atrás

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

3 dias atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

3 dias atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

3 dias atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

3 dias atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

3 dias atrás
Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados
Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado
Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea
FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária
#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?