Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Maternidade da Secretaria de Estado de Saúde é finalista em projeto nacional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Maternidade da Secretaria de Estado de Saúde é finalista em projeto nacional
Gestão Estadual

Maternidade da Secretaria de Estado de Saúde é finalista em projeto nacional

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
Desde que foi implantado, em junho do ano passado, o CPNI realizou 507 partos até setembro de 2020 – FOTOS: Divulgação/SEAS-AM

A maternidade da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), Balbina Mestrinho, é finalista do projeto nacional “Laboratório de Inovação em Enfermagem”, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Organização Pan-Americana da saúde (Opas) com a  experiência de parto na água, do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI). Na próxima terça-feira (20/10), a unidade passa por avaliação in loco.

O projeto tem como principal objetivo valorizar e fortalecer a saúde universal, além de dar visibilidade às experiências inovadoras da enfermagem que tenham produzido resultados exitosos na gestão de serviços, na atenção à saúde da população e na educação e formação do profissional.

A diretora da Maternidade Balbina Mestrinho, Rafaela Faria, ressalta que a unidade concorreu com outras 329 propostas até a fase final com o projeto “Mudando a forma de nascer no Estado do Amazonas: implantação de parto na água, no CPNI da Maternidade Balbina Mestrinho”.

“Estar na fase final demonstra a importância do trabalho e o protagonismo que os profissionais de enfermagem obstétrica vêm desenvolvendo dentro do sistema de saúde brasileiro. Esse laboratório vem agregar, de forma concreta, como a enfermagem brasileira tem várias experiências de sucesso na área de valorização e ampliação dos escopos de práticas, e principalmente mostra e valoriza a gestão dos enfermeiros dentro das unidades de saúde do SUS”, disse a diretora.

Desde que foi implantado, em junho do ano passado, o CPNI realizou 507 partos até setembro de 2020. “A pandemia gerou um decréscimo nas nossas metas porque o parto na água, por exemplo, foi um parto que ficou em suspenso até a autorização do Ministério da saúde”, explicou Rafaela.

A diretora ressalta ainda que para ampliar a oferta de partos no CPNI são realizadas parcerias com a atenção básica, inclusive com a vinculação à Casa de saúde Indígena (Casai). Na maternidade, também foi implantando protocolo de atendimento humanizado para estrangeiras, indígenas, quilombolas e surdas.

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Traficante foragido do Amazonas é preso no Ceará, após cirurgias plásticas e nova identidade
Próximo artigo FVS emite novo boletim sobre o cenário da Covid-19 no Amazonas, neste domingo (18/10)

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

10 horas atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

13 horas atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

14 horas atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

15 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

1 dia atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

1 dia atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

2 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

2 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

2 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

2 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

2 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

3 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?