Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Estado conclui desvio no igarapé do 40 para requalificação urbanística da área
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Governo do Estado conclui desvio no igarapé do 40 para requalificação urbanística da área
Gestão Estadual

Governo do Estado conclui desvio no igarapé do 40 para requalificação urbanística da área

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
As obras do Prosamim nesse trecho do igarapé do 40, estão sendo contempladas pela terceira fase do programa e prevê a criação de uma nova via interligando as avenidas Silves e Maués – FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), concluiu nesta terça-feira (13) o desvio no curso das águas do igarapé do 40 para o andamento das obras de requalificação urbanística do local, em um trecho do igarapé que compreende as avenidas Silves e Maués, zona sul de Manaus.

O desvio desse trecho do 40 iniciou no último dia 20, e se faz necessário para que a requalificação urbanística executada pelo programa social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no local possa prosseguir.  A conclusão do desvio foi realizada através de um corta-rio, que desviou o curso das águas do igarapé para a margem direita, possibilitando a troca de solo e a terraplanagem da margem esquerda.

mobilidade urbana ― As obras do Prosamim nesse trecho do igarapé do 40, estão sendo contempladas pela terceira fase do programa e prevê a criação de uma nova via interligando as avenidas Silves e Maués, criando uma alternativa para os motoristas que seguem pela Silves no sentido da área central da cidade.

A intervenção do Prosamim no local também contemplará a criação de novas áreas verde, convívio social e de pratica esportiva. O programa também vai revitalizar o campo comunitário do Betanhão.

De acordo com a engenheira da UGPE, Tatiana Lachi, o serviço previsto para dar continuidade a intervenção é a estabilização do solo. “Após a conclusão do corta-rio é feito a escavação do leito do igarapé para que ele chegue no ponto previsto em projeto para a realização do canal em si, que vai ser executado em colchão Reno”, conta Lachi.

Colchão de Reno – A técnica do colchão Reno consiste em utilizar colchões formados por uma armação em forma de grade com enchimento em pedras, com a função de revestir, proteger e estabilizar as margens do canal.

Após a conclusão do colchão Reno o desvio é desfeito e o igarapé volta a trafegar pelo NOVO canal, então o foco do trabalho passa a ser a lateral do mesmo, ressalta a engenheira.

Reassentamento – Na última sexta-feira (09), a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), pagou as soluções de moradias de 88 famílias desse trecho do Igarapé, as soluções de moradias são pagas para que os reassentados possam adquirir suas novas moradias.

“A obra nesse trecho do igarapé do 40 representa muito para a mobilidade da zona sul de Manaus, principalmente dos motoristas e usuários do transporte público quem vem do distrito industrial através da avenida Silves e pretende seguir até a área central da cidade, assim como, para as mais de 6 mil pessoas que estão sendo indenizadas e irão sair desse local de risco para um local mais seguro”, afirmou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

Tags:ManausMauésSilves
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Estado intensifica fiscalizações em estabelecimentos comerciais, transportes rodoviários e trânsito da capital, no feriado prolongado
Próximo artigo Hemoam é avaliado com 99,2% de satisfação

Mais notícias desta categoria

Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres

2 horas atrás

Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari

20 horas atrás
wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

2 dias atrás

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

3 dias atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

4 dias atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

4 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

4 dias atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

5 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

5 dias atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

5 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

6 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

6 dias atrás

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?