Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Dia das Crianças no Abrigo do Coroado foca no reforço da autoestima
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Dia das Crianças no Abrigo do Coroado foca no reforço da autoestima
Gestão Estadual

Dia das Crianças no Abrigo do Coroado foca no reforço da autoestima

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
A equipe da unidade, coordenada pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da assistência social, preparou várias atividades especiais para a data – FOTO: Divulgação/SEAS

Cineminha, pipoca, contação de histórias e distribuição de brinquedos animaram a sexta-feira (09/10) no abrigo do Coroado, localizado na zona leste de Manaus. A unidade, coordenada pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da assistência social (SEAS), reúne atualmente 59 refugiados venezuelanos.  

O coordenador do abrigo, Lincoln Almeida, explicou que a programação de hoje teve o objetivo de fortalecer vínculos e reforçar a proposta de acolhimento desenvolvido no local, que desde julho do ano passado é coordenado pela SEAS em parceria com instituições internacionais de apoio humanitário e órgãos públicos. 

As 20 crianças abrigadas têm idades que variam de zero a 12 anos e segundo o coordenador, há todo um trabalho desenvolvido para elas e para o público adulto com base no reforço da sua autoestima para estimular a autonomia. 

“Nossa equipe percebeu que os refugiados trazem todo um estigma e um olhar diferenciado sobre si por conta da situação do seu país. São histórias que nos fazem refletir. São pessoas que saíram a pé da Venezuela até Pacaraima, em Roraima, por exemplo, por isso, trabalhamos ações que possam fortalecer sua autoconfiança”, explicou. 

Dia de El Niño – Rosalba Mudara, que vive no abrigo com o marido, o filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua cunhada, explica que a festa do “Dia de El Niño” (Dia das Crianças), na Venezuela, é celebrada em junho e que ficou muito surpresa  e agradecida por saber que, em outubro, essa data é comemorada no Brasil. 

“Estou muito feliz com essa programação porque é uma forma de mostrar para as crianças que elas são importantes, são lembradas. Estou agradecida pela forma como estamos sendo tratados. Na Venezuela, está tudo muito ruim e aqui, nós temos melhores condições”, pontuou. 

acolhimento – Almerinda Castro, pedagoga que integra a equipe do abrigo do Coroado, afirma que a programação, que iniciou com uma contação de história, prosseguiu com cineminha, distribuição de pipocas, brinquedos e recreação, e tem o foco no acolhimento. 

“Sair de seu país é difícil e ter uma demonstração de afeto, que mostre que você é bem-vindo, que é importante, tem um impacto muito positivo para essas crianças”.  

Parcerias – O abrigo do Coroado realiza uma série de atividades para homens e mulheres como forma de estimular seu protagonismo. São rodas de conversa sobre temas como: violência doméstica, mercado de trabalho, empreendedorismo feminino e geração de renda. 

Para as crianças, as atividades compreendem oficinas de lego, massinha, contação de histórias e jogos recreativos. 

Para realizar este trabalho, a unidade conta com o apoio do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Instituto Mana e da REDE de saúde pública.  

A equipe da SEAS que atua no Serviço de acolhimento institucional do Coroado, é formada por 14 profissionais: assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, nutricionistas, cozinheiras, motoristas e estagiários.  

Tags:EmpreendedorismoGoverno do AmazonasManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Seap inicia programação do ‘Outubro Rosa’ com familiares de detentos
Próximo artigo Polícia Civil do Amazonas apreende armas de grosso calibre e munições em Autazes, na operação Mamon

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

4 semanas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

4 semanas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

4 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

4 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

4 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

4 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

4 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

4 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

4 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

1 mês atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

1 mês atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 mês atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?