Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FCecon oferta novo protocolo para tratamento de câncer de mama metastático
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > FCecon oferta novo protocolo para tratamento de câncer de mama metastático
Gestão Estadual

FCecon oferta novo protocolo para tratamento de câncer de mama metastático

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Tratamento paliativo para pacientes com câncer de mama metastático – Foto: Divulgação/FCecon

Pacientes com câncer de mama metastático em tratamento paliativo contam com um NOVO protocolo terapêutico, o qual é oferecido pelo serviço de Oncologia Clínica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O NOVO tratamento passou a ser oferecido na segunda quinzena de agosto e consiste na inclusão do medicamento Pertuzumabe associado ao Trastuzumabe.

Na unidade hospitalar, órgão vinculado à Secretaria de Estado de saúde (SUSAM), ao todo, 154 mulheres serão beneficiadas com o NOVO tratamento, também chamado de duplo bloqueio. A inclusão do Pertuzumabe associado ao Trastuzumabe PODE aumentar a sobrevida dos pacientes com câncer de mama metastático em quase cinco anos, assim, evitando a morte precoce de milhares de mulheres.

O Pertuzumabe foi incorporado pelo Ministério da saúde (MS), no âmbito do Sistema Único de saúde (SUS), no dia 4 de dezembro de 2017, por meio da portaria nº 57. O documento atualizava as diretrizes diagnósticas e terapêuticas, estabelecendo o medicamento para tratamento em primeira linha de pacientes com câncer de mama HER2-positivo metastático, ou localmente recorrente não ressecável, que não tenham recebido tratamento prévio para doença metastática.

Conforme a gerente do serviço de Oncologia Clínica da FCecon, Poliana Albuquerque Signorini, a incorporação do Pertuzumabe em associação ao Trastuzumabe e a quimioterápicos é um avanço transformador de vidas. Segundo ela, a iniciativa revela a disposição do MS em melhorar o atendimento das pacientes tratadas no SUS, proporcionando um tratamento eficaz e atual às mulheres brasileiras com câncer de mama.

Proteína HER2 – Alguns cânceres de mama, explica a médica especialista, apresentam níveis mais altos de uma proteína chamada HER2, que é capaz de promover o crescimento das células mamárias. Ela pontua que esses cânceres, denominados HER2-positivo, tendem a crescer e se disseminar mais rapidamente do que outros tipos de câncer de mama e, assim, devem ser tratados com medicamentos específicos que têm como alvo a proteína HER2, como no uso desses dois medicamentos.

economia – A disponibilização dos medicamentos pelo MS vai possibilitar a economia de R$ 1.749.680,00 pela Fundação Cecon, pontua o gerente do serviço de Farmácia, farmacêutico Kácio Felipe Silva Souza. Segundo ele, com os processos de quebra de patentes e a possibilidade de futura produção desses medicamentos por laboratórios públicos nacionais, o tratamento com o duplo bloqueio se torna ainda mais acessível às pacientes.

“Do ponto de vista da assistência farmacêutica, a aquisição centralizada desses medicamentos de alto custo pelo Ministério da saúde reduz as despesas das unidades de saúde, que são responsáveis pelo tratamento dos casos de câncer nos estados. Com isso, temos maior possibilidade de oferta de novos tratamentos, aumento no número de pacientes atendidos em função da redução das despesas”, pontua Kácio Souza.

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Susam adquire quatro novos tomógrafos
Próximo artigo Secretaria de Educação e FVS-AM abrem novas vagas para testagem de professores

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

11 horas atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

13 horas atrás

Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025

15 horas atrás

FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções

16 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível

1 dia atrás

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

2 dias atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

2 dias atrás

Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus

2 dias atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

4 dias atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

5 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

5 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

5 dias atrás
Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying
Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus
Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus
Secretaria de Educação convoca 61 candidatos do PSS
Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?