Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Covid-19: Taxa de recuperação no Amazonas é maior do que a nacional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Covid-19: Taxa de recuperação no Amazonas é maior do que a nacional
Gestão Estadual

Covid-19: Taxa de recuperação no Amazonas é maior do que a nacional

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Farmacêutico Anderson Corrêa teve Covid-19 se recuperou da doença – Fotos: Tácio Melo/SECOM

Após 167 dias do primeiro caso confirmado de Covid-19 no estado, o Amazonas registra 100.239 pessoas recuperadas da doença nesta quinta-feira (27/08). Na edição nº 147 do Boletim Epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância e saúde do Amazonas (FVS-AM), foram ainda confirmados 671 novos casos.

Entre os recuperados está o pastor Juvenal Galucio. Ele passou 30 dias internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, em Manaus, e teve complicações devido à doença causada pelo NOVO coronavírus (SARS-CoV-2). Ele define a recuperação como um milagre e agradece à equipe do Hospital Delphina Aziz pelos cuidados recebidos.

“Lá, eu passei 22 dias entubado e depois que fui para a enfermaria, passei mais nove dias, mas nesse período de nove dias que passei lá, eu recebia visita de enfermeiros altas horas da madrugada. Eles diziam, ‘Seu Juvenal, eu estou acompanhando seu drama. Eu trabalho no setor tal e vim só lhe dizer uma palavra: o senhor é um milagre de Deus’. É essa frase que tenho na minha vida. Eu vivi o drama, senti a morte de perto, fui entubado duas vezes”, relata.

Para a parcela da população que não mantém os cuidados necessários para evitar a contaminação de Covid-19, Juvenal orienta: “Tem de se cuidar, se precaver, tem que usar a máscara. O que a gente observa é que tem muitas pessoas que não estão usando a máscara, mas que isso é verdade, é real, e se não tiver cuidado, uma intervenção divina, a pessoa morre mesmo”.

A diretora da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, afirma que os 100 mil casos recuperados são resultado dos investimentos do Governo do Estado na assistência à população enferma. “É uma vitória de todo o sistema de saúde do Estado do Amazonas, e é claro, que não Podemos esquecer também o grande trabalho que está sendo feito pelas unidades privadas de atendimento. A nossa taxa de recuperação é maior que a taxa do país”, assinala ela, que destaca as ações de reestruturação realizadas na área da saúde no Estado.

“O Governo do Estado, através da SUSAM (Secretaria de Estado de saúde), reestruturou toda a REDE de atendimento, tanto em leitos clínicos e principalmente, em leitos de cuidados intermediários no interior. Hoje, 100% dos municípios do interior possuem leitos suficientes para cuidado intermediário, como também os leitos de cuidados intensivos, as UTIs aqui na capital”.

Pastor Juvenal Galucio passou 30 dias internado em UTI e enfermaria – Foto: Tácio Melo/SECOM

Sintomas leves – O farmacêutico Anderson Corrêa teve Covid-19, mas apresentou sintomas leves e se recuperou da doença.

“Eu comecei a apresentar os sintomas no dia 10 de abril. Começou com uma dor de cabeça muito sutil, nada que me incomodasse muito, mas uma dor de cabeça que foi se apresentando e durou mais ou menos quatro dias. Junto com essa dor de cabeça também eu sentia uma indisposição. Não chegou a ser febre, era mais uma indisposição mesmo, mas nada também que atrapalhasse a minha rotina. Se fosse num outro período, fora da pandemia, você levaria isso como uma indisposição ou resfriado”, conta Corrêa.

Mesmo com sintomas leves de Covid-19, o farmacêutico lembra a gravidade da doença, que vitimou colegas da área de saúde que atuavam na frente de combate à pandemia.

“Sem sombra de dúvida, nessas horas, a gente agradece muito a Deus e vê que nossa experiência com a doença foi a melhor possível em relação a colegas que trabalham junto, diariamente, e para ele foi bem difícil. Tive amigos que foram internados, que estiveram na UTI, assim como perdi amigos de trabalho também e você fica muito agradecido porque a sua experiência foi a melhor possível”.

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Amazonas ultrapassa 100 mil pessoas recuperadas da Covid-19
Próximo artigo Corpo de Dança do AM realiza apresentação no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

2 dias atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

2 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

2 dias atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

2 dias atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

3 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

3 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

3 dias atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

3 dias atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

3 dias atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

4 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

4 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

4 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?