A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou, nesta semana (10 a 14 de agosto), a capacitação de profissionais dos 61 municípios do interior, com foco na alimentação dos sistemas de informação do Ministério da Saúde (MS), para minimizar as perdas financeiras.
Os treinamentos acontecem em três turmas e estão sendo realizados até sexta-feira no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no Instituto Benjamin Constant, Educandos e na sede do Complexo Regulador.
O secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior (SEA Interior) da Susam, Cássio Espírito Santo, falou sobre a importância da formação que está sendo oferecida aos municípios.
“Nós fizemos esse curso para nos antecipar, considerando que a queda de recurso impacta muito, principalmente porque no interior só existem hospitais públicos, e a população é toda atendida nesses hospitais, não têm outras referências”.
De acordo com o secretário da SEA Interior, os municípios recebiam repasse do MS independentemente da produção, os chamados “tetos” financeiros, situação diferente a partir de agora.
“A partir da mudança do financiamento, os municípios vão receber somente o que produzem, vão acabar os tetos. Os limites financeiros de cada município não vão existir mais, nem o do Estado, e os nossos recebimentos do MS vão acontecer dependendo da produtividade”, explicou.
Treinamento – O Departamento de Controle e Avaliação (Decav) da Susam tem sido o responsável por realizar a capacitação para dois profissionais de cada um dos municípios. A técnica do Decav, Michelly Correia, é uma das profissionais que está treinando os servidores sobre o preenchimento das informações no sistema de tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O objetivo é aumentar o Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do nosso Estado e fazer com que os municípios tenham cada vez mais um melhor desempenho nas produções ambulatoriais e hospitalares”, esclareceu.
Para o gestor de sistema de informação do município de Itacoatiara, Marcelo Saraiva, a capacitação será disseminada para os demais servidores, a fim de realizar um registro mais eficaz dos sistemas. “É de suma importância para o município de Itacoatiara e os demais municípios, uma vez que nós iremos nos preocupar, agora, com o registro mais eficaz dos procedimentos, tomando cuidado para não ter nenhum tipo de glosa”, disse.
O subsecretário de Santo Antônio do Içá, Jairo Rabelo do Nascimento, destacou o trabalho do Estado em treinar os profissionais. “Isso dá uma oportunidade de que cada um de nós possamos colaborar naquilo que o Estado oferece, que é se aperfeiçoar cada vez”, afirmou.