A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) atua para reaquecer o mercado do turismo no estado e, para isso, dentre outras ações, tem participado de eventos virtuais de capacitação voltados para operadores de turismo nacionais e internacionais. Somente neste mês, a empresa vai participar de três capacitações de apresentação do destino Amazonas. O objetivo é fazer com que o estado continue na “vitrine” das agências e desperte o interesse de turistas nacionais e de outros países.
Expor o Amazonas nas capacitações e em grandes eventos é uma estratégia da Amazonastur para gerar negócios, explica a presidente da empresa mista, Roselene Medeiros. “Precisamos continuar sendo vistos mesmo com as atividades suspensas em outros estados e países. Nós estamos em vantagem em relação aos demais destinos do Brasil. Os efeitos da pandemia no Amazonas estão reduzindo a cada dia, e alguns dos nossos atrativos em Manaus já começaram a abrir as portas”, destaca.
“Além disso, as pesquisas apontam que o modelo de turismo que desenvolvemos aqui vai atrair os visitantes de um novo perfil na pós-pandemia porque não temos atrativos que reúnam grandes aglomerações. Vale ressaltar que, em relação aos turistas internacionais, todos os esforços que fazemos agora para divulgar o nosso destino irá trazer resultados em um prazo de seis meses, em média. O turista de outros países se programa com bastante antecipação, por isso é essencial continuarmos sendo vistos desde agora”, completa Roselene.
Capacitações – Nesta terça-feira (11/08), o Amazonas será um dos destinos que estará no Meeting Brazil Latin America – Online 2020. O formato desse evento vai reunir os participantes em duas plataformas distintas. Uma delas é a Destination, na qual a assessora de Marketing da Amazonastur, Kelma Martins, vai ministrar uma capacitação aos agentes e operadores latino-americanos de 12 países. Em seguida, Kelma participará do formato Experience, que será comandado por Eliana Tamburri, da Journeys, e restrito aos operadores.
“No Destination, vou apresentar nossos atrativos do Amazonas por 30 minutos. No Experience, nossa participação será em dar apoio caso precisem de alguma informação com relação ao Amazonas, ou seja, vamos interagir de acordo com a necessidade”, disse Kelma. O Meeting Brasil Latin America acontece de hoje (10/08) até quinta-feira (13/08).
Além disso, a Amazonastur vai capacitar operadores da Agência de Viagens Agaxtur na quarta-feira (12/08). Atualmente, essa agência conta com mais de 200 colaboradores diretos. As responsáveis por mediar as informações aos operadores serão as assessoras de Marketing da Amazonastur, Mariana Eder e Natacha Atala.
A Agaxtur está há 66 anos no mercado do turismo, com sede em São Paulo, onde possui mais de 30 lojas, além de lojas e escritórios no Rio de Janeiro, Goiânia, João Pessoa, e em Buenos Aires, na Argentina. No momento da capacitação, os participantes poderão interagir com as representantes da Amazonastur, e o conteúdo será gravado e ficará disponível na plataforma de treinamentos da agência para os colaboradores.
Já no dia 27 de agosto, a capacitação será para os associados e convidados Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que vai promover um webinar – seminário on-line – por meio da plataforma Zoom. Qualquer interessado poderá se inscrever e interagir com os capacitadores – o link para inscrição será disponibilizado em breve.
No webinar, por uma hora, Kelma Martins; o assessor de Marketing, Alex Azevedo; e a gerente de Promoção e Marketing, Cláudia Silveira, irão apresentar o destino Amazonas aos participantes. A Braztoa existe há 31 anos e conta com mais de 60 empresas associadas. A capacitação on-line será transmitida simultaneamente pelo Facebook e YouTube.
O que é apresentado – Nas capacitações são apresentados os atrativos turísticos do Amazonas e o que é possível fazer no perímetro urbano das cidades e nas proximidades, como os hotéis de selva, sem vinculação a nenhum produto.