Atividades foram desenvolvidas por agentes da FVS-RCP
Alunos participando e interagindo durante a ação de promoção em saúde na escola. FOTOS: Anne Karoline /FVS-RCPCom foco na prevenção e controle da proliferação do Aedes Aegypti, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde – Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou uma ação educativa com estudantes e profissionais na Escola Estadual Agnello Bittencourt, no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus.
O mosquito fêmea é transmissor de doenças virais como dengue, zika e chikungunya. A ação de mobilização social em educação e saúde integra o Programa Estadual de Brigadas contra o Aedes aegypti do Amazonas, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FVS-RCP, Amanda Andion.
Cerca de 240 estudantes e profissionais da educação participaram da ação, que contou como atividade extracurricular para a unidade de ensino. “A escola está localizada em uma área estratégica para o serviço de vigilância. Nesse espaço, queremos ter multiplicadores do combate a essas doenças, que reforcem o trabalho que estamos fazendo”, lembrou a coordenadora.
A professora e coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), enfatizou a importância dessas ações educativas de prevenção e orientação em saúde para os alunos.
“Os alunos são uns dos principais multiplicadores de informações, então precisamos cada vez mais trabalhar as boas práticas de prevenção contra à doença, permitindo que eles entendam que a luta é de todos nós contra o mosquito”, destacou.
Kamille Santos, aluna que estava participando do evento, disse que pôde aprender mais sobre o processo de reprodução do mosquito. “Aprendi também as principais medidas para evitar a proliferação do mosquito e vou colocar em prática na minha casa, pois assim vamos reduzir os riscos de sermos contaminados pelo Aedes ”, relatou.
As atividades ocorrem em diferentes escolas estaduais de Manaus, envolvendo o Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) e o Núcleo de Educação, Saúde e Mobilização Social (NES) na FVS-RCP.
FOTOS: Anne Karoline /FVS-RCPFOTOS: Anne Karoline /FVS-RCPReferência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.
O post Saúde leva palestra sobre doenças transmitidas por Aedes aegypti para escola na zona oeste de Manaus