As escolas da zona leste finalizaram a participação nos jogos escolares com a segunda melhor colocação
FOTOS: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz/SeducOs estudantes das escolas da zona sul de Manaus conquistaram o maior número de medalhas durante a 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), encerrado no último domingo (24/07). Ao todo, foram 71 medalhas para a Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 1, na zona sul, sendo 31 de ouro, 25 de prata e 15 de bronze. Agora, os atletas devem representar o Amazonas nas provas nacionais.
Os atletas com maior número de medalhas foram os da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, da Educação Especial, com atendimento a alunos surdos. Eles conquistaram 32 medalhas, sendo 19 de ouro, nove de prata e quatro de bronze. As modalidades de atletismo e badminton foram as que tiveram o maior número de vencedores na zona sul da capital.
Adson Cordeiro, coordenador da CDE 1, comemora a marca e diz que o resultado é fruto do empenho dos professores de Educação Física, que incentivam, treinam e se dedicam às melhorias dos atletas.
“Nós estamos situados em uma área da cidade com escolas com mais de 100 anos e que não foram projetadas para esportes, mas com o esforço de todos os professores, nos superamos”, declarou Cordeiro.
Vice-campeã
Com 25 medalhas de ouro, 16 de prata e 24 de bronze, as escolas da zona leste tiveram a segunda melhor colocação na competição. O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire foi a unidade de ensino com o maior número de medalhas da área. Foram 11 medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Em seguida está a escola Josué Cláudio de Souza, com três medalhas de ouro e uma de bronze.
Sonho realizado
Movido por um sonho de infância, o treinador do time de Futebol da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, medalhista de ouro na categoria Juvenil, conta que não teve apoio em sua época de estudante e, por isso, dá todo o suporte a seus atletas.
“Eu não consigo esconder a emoção, pois quando eu era criança eu sempre quis participar dos Jogos, eu era apaixonado por futebol, mas nunca tive apoio da escola, por isso eu quis ser professor de Educação Física e mudar isso. Nós fomos premiados com o título do Juvenil, um grande título dos Jogos Escolares”, pontuou.
FOTO: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz/SeducOs JEAs tiveram duração de dez dias, de 14 a 24 de julho, com competições de 20 modalidades e representação de 29 municípios do Amazonas. Os campeões das modalidades do Infantil vão competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), e os campeões das modalidades Juvenis vão representar o Amazonas nos Jogos da Juventude.
O post JEAs 2022: escolas da zona sul de Manaus ficam em primeiro lugar no ranking geral de medalhas