A chamada pública recebe propostas on-line até o dia 10 de agosto
A Iniciativa Amazônia +10 tem o objetivo de apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, em instituições de ensino e pesquisa e em empresas, sobre os problemas atuais da Amazônia .FOTOS: Érico Xavier/FapeamPesquisadores do Amazonas, vinculados às instituições de ensino e pesquisas do estado, participaram de reunião sobre a chamada pública Iniciativa Amazônia +10, na tarde desta segunda-feira (25/07), na sede da Fapeam, no bairro Flores. A atividade promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), busca esclarecer dúvidas dos pesquisadores sobre o edital.
A Chamada Pública Iniciativa Amazônia +10 pode ser acessada em: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-publica-n-o-0032022-confap-iniciativa-amazonia-10/
Com inscrições abertas até o dia 10 de agosto, a Iniciativa Amazônia +10 tem o objetivo de apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, em instituições de ensino e pesquisa e em empresas, sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região amazônica. A chamada conta com a articulação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e adesão de 20 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs).
“Hoje é um dia importante, porque estamos convidando e incentivando os pesquisadores a elaborarem as suas propostas, a submeter os seus projetos, para que possamos ter projetos focados de acordo, prioritariamente, com os eixos estruturantes do Edital e para que tenhamos algumas respostas, em relação ao conjunto da área de fragilidades que identificamos na Amazônia Legal”, disse Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fapeam.
O edital contempla os seguintes eixos temáticos: 1) Territórios como infraestrutura e logísticas que facilitam o desenvolvimento sustentável em dimensão multiescalar; 2) Povos da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas; e 3) Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazônidas.
Durante a abertura do evento, o diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, destacou que a Amazônia é uma agenda importante para ciência, tecnologia e inovação (CT&I), e que a iniciativa visa dar respostas que interessam, sobretudo, para as pessoas que vivem na região, assim como a geração de emprego e renda de forma sustentável.
“A gente quer incentivar para que vocês não percam esse prazo que vai até o dia 10 de agosto. É preciso fazer um esforço para a submissão das propostas”, disse, reforçando que o prazo de encerramento está próximo e que se trata de uma oportunidade para projetos de pesquisas colaborativas.
O assessor da Fapesp, Rafael Andery, apresentou os pontos principais da chamada, como eixos temáticos, cronograma, contatos para esclarecimentos de dúvidas, além de ressaltar que os projetos devem contar com pesquisadores de ao menos três estados financiadores da chamada, sendo um estado obrigatoriamente pertencente à Amazônia Legal.
Participaram do encontro pesquisadores do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), da Embrapa, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Nilton Lins. Nesta terça-feira (26/07) está programada reunião na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Iniciativa Amazônia +10
O Programa vai apoiar estudos que permitam não somente o avanço do conhecimento científico e tecnológico sobre a região, propondo soluções de adaptação baseadas nas comunidades; assim como, promover o desenvolvimento de projetos conjuntamente com a população local, beneficiando as populações da região; além de estimular a participação de formuladores de políticas públicas e investimentos públicos e privados nos projetos.
Submissão de Propostas
Para concorrer à Chamada Pública Amazônia +10, o pesquisador do Amazonas deve apresentar proposta em formulário on-line específico e enviá-lo via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível em:www.fapeam.am.gov.br. Pesquisadores de projetos colaborativos devem submeter suas propostas à FAPs de unidades federativas às quais estão vinculados.
Todos os critérios para participar estão especificados na chamada em: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-publica-n-o-0032022-confap-iniciativa-amazonia-10/
O post Fapesp e Fapeam reúnem pesquisadores do Amazonas para esclarecer dúvidas sobre Iniciativa Amazônia +10