Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ações de combate ao Aedes são realizadas com orientações sobre o descarte irregular de lixo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Ações de combate ao Aedes são realizadas com orientações sobre o descarte irregular de lixo
Prefeitura de Manaus

Ações de combate ao Aedes são realizadas com orientações sobre o descarte irregular de lixo

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
52212549443 65db26fa01 z

 

A Prefeitura de Manaus deu início a um novo cronograma de intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros mais vulneráveis para doenças transmitidas pelo mosquito na capital – dengue, zika e chikungunya. Realizada por agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a forma correta de cuidar dos seus ambientes e impedir a proliferação de focos do mosquito.

 

12.7.2022 - Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes orientando sobre o descarte irregular de lixo

“Estamos intensificando as ações mais uma vez para conscientizar a população sobre a eliminação dos focos do Aedes aegypti. Nós entramos no período do verão amazônico, com menos chuvas, e isso provoca uma leve redução no número de casos de dengue, mas eles continuam surgindo e precisamos nos manter em alerta. Só nos 12 primeiros dias de julho, já tivemos 30 notificações da doença”, informou.

O chefe do Núcleo de Controle da Dengue da Semsa, Alciles Comape, informou que a atividade dá continuidade ao plano de ação criado a partir do 1º Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti (LIRA-a) de 2022, realizado em abril. Foram identificados 17 bairros com alta vulnerabilidade, 29 com média vulnerabilidade e 17 com baixa vulnerabilidade.

“A secretaria aproveita esse momento em que os casos notificados estão diminuindo, para alertar a população sobre os cuidados, e quando voltarmos ao período chuvoso, a partir de outubro e novembro, a infestação do mosquito estará menor e consequentemente teremos menos pessoas doentes”, observou Alciles.

Nos dias 5 e 7 deste mês, as ações foram concentradas nos bairros Coroado e Zumbi, na zona Leste, e nesta terça-feira, 12/7, chegaram ao bairro Dom Pedro I, zona Oeste. Os agentes de endemias, do Departamento de Vigilância e Epidemiologia em Saúde (Devae), ainda passarão pelo bairro Lírio do Vale, na quinta-feira, 14; Cidade Nova, no dia 19, e Novo Aleixo, no dia 21, ambos na zona Norte; Betânia no dia 26, e Japiim no dia 28, na zona Sul.

O 1º LIRA-a de 2022 apontou que o descarte irregular de lixo é um dos fatores que mais contribui para a proliferação do mosquito. Por conta disso, o trabalho está sendo desenvolvido em parceria com educadores da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp).

Resíduos

“Quando chove, esses resíduos acumulam água, e é fundamental que a população elimine toda água parada de sua residência, tanto da área interna quanto externa, porque é isso que aumenta a população do mosquito. Caso a água seja reutilizada, a orientação é cobrir de forma adequada o recipiente, como máquinas de lavar roupa, baldes ou camburões, para que o mosquito não entre e deixe seus ovos”, observou.

A coordenadora de educação em Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, Raimunda Silva, explicou que copos descartáveis, garrafas PETs e sacos plásticos, por exemplo, podem se tornar depósitos de ovos do Aedes aegypti se forem descartados incorretamente. É comum encontrar esses materiais em quintais, pátios e jardins.

“O checklist foi baseado no ciclo biológico do Aedes, que dura de sete a dez dias, desde a colocação do ovo até ele se tornar um mosquito adulto. A população pode quebrar esse ciclo e impedir que o mosquito se desenvolva dentro de sua casa, o que contribuirá para a redução do índice de infestação na cidade”, explicou.

Durante o trabalho de conscientização, os agentes distribuem aos moradores a estratégia “Check List – 10 Minutos contra o Aedes”. O intuito é que as pessoas realizem uma vistoria dentro e fora de casa, uma vez por semana, para eliminar a água parada em diversos recipientes apontados no folder.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que Manaus registrou 1.402 notificações de dengue, de janeiro até o dia 12 de julho deste ano. Desse total, 785 casos foram confirmados.

Dados

— — —

Já em relação aos casos de zika, no mesmo período, foram 77 notificações e 43 casos confirmados. Sobre os casos de chikungunya, foram notificados 82 casos, e 26 tiveram confirmação para a doença.

Fotos – Henrique Souza / Semsa

Texto – Victor Cruz / Semsa

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzXVFQ

The post Ações de combate ao Aedes são realizadas com orientações sobre o descarte irregular de lixo appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus assina contrato com empresas intermediadoras de estagiários
Próximo artigo 52212556928 7dc04985b0 z Prefeito David Almeida encaminha mensagem à CMM que reajusta salário dos conselheiros tutelares

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 07 25 at 16.03.01 1

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.42 2

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.41 1

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás
img20230816183043209 768x473 1

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás
img20230816185058850 768x473 1

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás
img20230815205438678 768x473 2

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás
img20230815165156104 768x473 1

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás
img20230815151710702 768x473 1

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás
margaridas 768x576 1

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás

Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus

Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira

Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal

Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?