Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura inicia terceira turma do curso de cuidador de idosos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura inicia terceira turma do curso de cuidador de idosos
Prefeitura de Manaus

Prefeitura inicia terceira turma do curso de cuidador de idosos

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

 

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, 4/7, as aulas da terceira turma do curso para a formação de cuidadores de idosos. Promovida pela escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), a capacitação acontece no auditório da galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, nº 82, Centro. Com 320 horas de duração, o “Cuidadoso” tem caráter profissionalizante.

 

 

Para as três turmas, 120 candidatos foram aprovados após processo de pré-inscrição e entrevista de seleção. A escolaridade mínima exigida para a classificação foi o ensino médio. Uma formação para o cuidado com pessoas idosas PODE custar mais de R$ 2 mil.

 

A diretora do Departamento de educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra, destaca que a realização do “Cuidadoso” atende a uma demanda da Fundação Dr. Thomas, diante do crescimento da expectativa de vida no Brasil e a consequente necessidade de qualificar mão de obra para essa área.

 

“Esse curso tem por finalidade desenvolver as habilidades essenciais dos participantes no trato com os idosos, que necessitam de cuidados, e a capacidade de relacionamento com eles, visando o apoio nas suas limitações, estimulando o autocuidado e a independência física desses idosos. É importantíssimo, porque é comprovado o crescimento no número de idosos no país e a demanda por cuidadores só aumenta”, explicou.

O conteúdo das aulas teóricas, que acontecerão no auditório da galeria dos Remédios, administrada pela Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), está dividido em dez módulos, abordando temas como cuidados odontológicos; noções básicas de enfermagem para o cuidado com o idoso; espiritualidade e finitude; aspectos nutricionais; direitos humanos e Cidadania; patologias recorrentes e aspectos psicológicos do envelhecimento;  e comportamento, ética e postura do cuidador de idoso.

O curso

Programação

 

 

A Espi/Semad tem, programados, cursos que serão realizados ao longo do mês de julho, entre eles, o de “Libras como instrumento de inclusão social, que terá início no dia 18, voltados para servidores da Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi) que atendem no posto do Sine Manaus do shopping Phelippe Daou, na zona Leste, e para microempreendedores que atuam naquele centro de compras.

 

Na mesma data, a Espi/Semad abre o curso de “Jogos e Dinâmicas”, para frequentadores do Parque Municipal do Idoso (PMI).

 

No dia 19, começarão as aulas da quinta turma do curso de “Cuidador Comunitário”, oferecido para moradores do bairro Lírio do Vale. No dia seguinte, 20/7, jovens da comunidade do Julião, na Reserva de Desenvolvimento do Tupé, que integram o grupo de guias comunitários, poderão participar do primeiro módulo da capacitação “Espanhol voltado ao atendimento”, que terá 30 horas de duração.

Texto – Sandra Monteiro/Semad

— — —

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzWTat

Fotos – Thelson Souza/Semad

The post Prefeitura inicia terceira turma do curso de cuidador de idosos appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:EmpreendedorismoManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida reforça importância da reabertura do ponto de vacinação contra Covid-19 no Vasco Vasques
Próximo artigo Em Tefé, Justiça determina que agência bancária disponibilize, no mínimo, 80% dos seus caixas eletrônicos e obedeça a Lei da Fila

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás
Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo
Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus
Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira
Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal
Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?