Para garantir a participação do trio no evento, o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), dará apoio no deslocamento e hospedagem do grupo roraimense, como forma de valorização da cultura local. O secretário de Cultura e Turismo, Shérisson Oliveira, ressaltou o auxílio dado pelo Executivo estadual à banda.
A banda Anne Louise Sanfoneira e Trio Flôr do Norte foi a única de Roraima e da região Norte selecionada para se apresentar no Fenfit 2022 (Festival Nacional de Forró de Itaúnas), um dos maiores festivais de forró pé de serra do Brasil, que ocorrerá entre os dias 16 a 23 de julho, no município do Espírito Santo que dá nome ao festival.
O apoio financeiro para os integrantes do trio sanará a necessidade da ajuda de custo com as passagens, uma vez que a organização do evento não dá a ajuda de custo para a participação. A líder da banda avaliou o apoio como fundamental, já que agora o grupo poderá ir para o Espírito Santo representar o Estado.
“É um evento que revela novos artistas e é muito bom saber que teremos um grupo de Roraima participando do festival e levando a nossa cultura. Dar apoio aos artistas é, também, papel do poder público, que vem sendo feito durante essa gestão, esse trabalho de aproximação e de apoio em estruturação não só ao segmento musical, mas também a outras linguagens artísticas”, destacou Oliveira.
“VEM CHAMEGAR”
“Sabemos o quanto é difícil para os artistas, e o quanto é caro sair do nosso Estado. E o Governo se sensibilizar com nossa arte e com nossa causa foi tudo pra gente. Estamos muito felizes e gratos. Mostra que esse Governo olha com cuidado para a cultura do nosso Estado. E sabemos o quanto o forró, os elementos sanfona, zabumba e triângulo fazem parte da nossa cultura aqui em Roraima”, ressaltou.
“Estava em plena pandemia, em casa, e foi o período que mais fiz arte e compus músicas. Estava contemplado o nosso céu maravilhoso de Roraima, com minha sanfona no peito e a letra veio fácil, junto com a melodia. A inspiração é esse forró original, o chão de barro, o luar, as coisas simples da vida que são tão bonitas”, contou a cantora e compositora.
O trio foi selecionado pelo festival para apresentar a música autoral “Vem chamegar”, escrita por Anne Louise, líder do grupo musical. A canção, composta durante a pandemia da Covid-19, conta uma história de amor envolvida pelo forró, um dos ritmos mais tradicionais e característicos do Brasil.
O Festival Nacional de Forró de Itaúnas é o único evento brasileiro a promover e revelar novos nomes do forró pé de serra. Para a edição deste ano, foram selecionados 24 artistas de todo o Brasil, dentre grupos, trios, cantores e cantoras solo.
FENFIT 2022
Para o trio, participar da Fenfit 2022 como único representante de Roraima e da região Norte é, ao mesmo tempo, uma sensação incrível e uma grande responsabilidade, uma vez que o grupo levará a arte do Norte ao palco de Itaúnas.
Quem vencer o festival, ganhará vários prêmios, como a gravação de CD e DVD, assessoria artística, instrumentos novos e valores em dinheiro. Ao longo de seus 21 anos de história, o evento já revelou vários artistas, entre os quais, o grupo Falamansa.
“Só de sermos selecionados dentre tantos trios do Brasil inteiro já é uma vitória. Ver nossa sigla RR na lista de classificação já foi uma sensação. Estamos confiantes do poder e qualidade do nosso trabalho, estamos ensaiando e também pensando tudo nos mínimos detalhes para fazer uma apresentação bonita e profissional e mostrar que o Norte é forte”, frisou Anne Louise.