A Operação Narco Brasil é coordenada pela Seopi (Secretaria de Operações Integradas), do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), e realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, secretarias de Segurança Pública e polícias Civil e Militar.
A PCRR (Polícia Civil de Roraima) desencadeou nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 27, a Operação Narco Brasil, que ocorre simultaneamente em todo o País e tem como objetivo combater o tráfico de drogas, uma ação em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado em 26 de junho.
Nesta manhã, os policiais realizaram uma palestra na escola Estadual Francisco Pereira da Silva, localizada na comunidade Trairão, no município de Amajari. As ações educativas seguem no período da tarde.
Em Roraima, a Polícia Civil concentrará o trabalho na Capital e em Rorainópolis, com o cumprimento de mandados de prisão e ações preventivas com palestras nos municípios de Amajari e Pacaraima.
De acordo com informações prestadas pela delegada geral adjunta, e coordenadora do Denarc, Darlinda Moura, as ações da operação serão realizadas em Boa Vista e em Rorainópolis, e ocorrerão até o dia 6 de julho.
Participam da operação em Roraima, policiais civis lotados no Denarc (Departamento de Narcóticos), DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecente), GRT (Grupo de Resposta Tática), Polinter (Polícia Interestadual), Dopes (Departamento de Operações Especiais) e Delegacia Regional de Rorainópolis.
O diretor do Dopes, delegado Maurício Nentwig, destacou que a operação de combate ao crime de tráfico de drogas e delitos conexos busca incentivar a integração e coordenação das atividades a serem desenvolvidas por todas as forças de segurança, considerando a indispensável união de esforços na prevenção e repressão deste crime.
“Nosso objetivo é reprimir os crimes de tráfico de drogas e combater as ações que fomentam essa prática delituosa, que causam prejuízos incomensuráveis à sociedade”, destacou a delegada.
O delegado Geral, Eduardo Wayner, enfatizou que as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, visam combater o crime organizado e o tráfico de drogas, principalmente, em Roraima, considerado uma rota do tráfico de drogas, com duas fronteiras internacionais.
“Somente após a finalização da operação é que serão apresentados os resultados de todo esse trabalho, que reúne um grande número de policiais tanto na Capital quanto nos demais municípios do Estado”, enfatizou Maurício.
Em Rorainópolis, os trabalhos serão coordenados pela delegada Suébia Cardoso, que contará com o apoio de toda a equipe da Polícia Civil.
“A Polícia Civil tem atuado de forma incisiva no combate ao crime organizado e tráfico de drogas em todas as regiões do Estado. Isso tem colaborado para a redução dos índices de criminalidade. Nossas equipes têm realizado operações frequentes com o intuito de impedir a prática de condutas ilícitas, garantindo mais segurança para a população”, finalizou Wayner.