Por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), o Governo de Roraima está realizando imunização contra a Covid-19 e também Influenza. As atividades incluem ainda a realização de teste de Covid, distribuição de preservativos e orientação sobre prevenção em saúde. Foram realizados 127 testes rápidos de antígeno para Covid, aplicadas 37 doses de vacinas aplicadas entre Covid e Influenza.
Muita alegria e diversão: assim tem sido o São João no Parque Anauá. E para garantir que a festa seja perfeita, serviços de saúde também são disponibilizados para os visitantes.
“A equipe da vigilância sanitária realizou a capacitação anteriormente para todos os barraqueiros e donos de restaurantes e, durante todos os dias de arraial, os fiscais estão visitando e fazendo a orientação sobre o manuseio correto de utensílios, manipulação adequada dos alimentos, uso dos equipamentos importantes como a touca, tudo para manter a higiene e a qualidade que a população precisa”, esclareceu.
De acordo com a Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, durante todo o festejo a Sesau está também com as equipes de vigilância sanitária fazendo a orientação aos donos de restaurantes e ambulantes que estão trabalhando durante o Arraial.
As equipes do Serviço Móvel de Urgência e Emergência também estão de prontidão durante todas as noites de festas para atender as ocorrências na área de saúde.
Samu
“Estamos com um médico e uma equipe grande de enfermeiros à disposição desde o início ao fim da festa para garantir que não haja nenhuma ocorrência sem atendimento. Essa é a preocupação do nosso governador e a Sesau, seguindo essa diretriz de trabalho, organizou esse atendimento importante para a população”, ressaltou.
Conforme o enfermeiro Soter Filho, gerente da Central de Regulações e Urgências Médicas do Samu, o foco é estar pronto para atender qualquer ocorrência em que seja necessário o suporte médico.
“Gostei demais e aproveitei para perguntar sobre o que poderia tomar porque não gosto muito de tomar remédio sem orientação médica. Fui bem atendida e medicada e fiquei satisfeita com o atendimento”, disse.
A estudante Ana Beatriz Oliveira, 13 anos, ficou indisposta e não esperou o mal-estar chegar. Foi logo na tenda do Samu receber as orientações.
A recepcionista Mônica Chaves, 32 anos, aproveitou para tomar a vacina contra a Influenza e fazer o teste de covid-19.
População aprova a iniciativa e aproveita para se cuidar
A funcionária pública Nimeyara Jô Andrade Silvério, 28 anos, aproveitou para fazer o teste de covid-19. Mesmo vacinada com as duas doses, ela aproveitou para tirar a dúvida.
“Eu gosto muito de festa junina e, hoje, vi que as equipes estavam à disposição então aproveitei logo para tomar a vacina porque não custa nada cuidar da saúde e aproveitar que tem teste disponível, agora nem preciso mais ir ao posto de saúde, pois foi rápido e com muita facilidade”, ressaltou.
“Eu tomei as vacinas no tempo certo porque sei que é importante cuidar da saúde e, aqui, aproveitei para fazer o teste e ficar bem tranquila”, disse.