Tendo em vista o bem-estar dos pacientes internados na mais importante unidade hospitalar do Estado, a Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Gerência de Resíduos de Serviços de Saúde do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), realizou nesta quarta-feira, dia 8, o encerramento da ação alusiva à Semana do Meio Ambiente.
A programação teve início no domingo, dia 5, com rodas de conversa que envolveram os servidores dos diversos setores da unidade. Para fechar com chave de ouro, a Gerência de Resíduos de Serviços de Saúde do HGR optou por realizar uma palestra com foco no manejo correto dos vários tipos de materiais hospitalares, seguindo as normas da Resolução 222/2018.
“Aproveitando essa semana [do meio ambiente] para fazer um ‘Dia D’, com uma ação de orientação sobre a importância da segregação [do lixo hospitalar], uma vez que todos os nossos resíduos adentram [na unidade] e vão para o meio ambiente, e nós temos que fazer o manejo, acondicionamento e descarte correto desses itens”, destacou o gerente de Resíduos de Serviços de Saúde do HGR, Paulo Marcos Ferreira.
Técnica de enfermagem da unidade, Goreth Nascimento destacou o trabalho da gerência junto aos servidores que atuam no HGR. Para ela, o assunto é de extrema importância, pois instrui os trabalhadores a terem maior cuidado ao lidar com os resíduos que são produzidos diariamente no hospital.
“Essa é a terceira ação que realizamos aqui no HGR, e esse debate tem sido intensificado principalmente nesses últimos anos, por conta da pandemia da covid. Nossa intenção é sempre abordar o tema do descarte incorreto desses resíduos, até para garantir a segurança desses profissionais”, relatou a técnica.
Entre os participantes da ação estava o técnico de segurança do trabalho Roberto Souza. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa, uma vez que o tema apresentado faz parte de sua rotina diária de trabalho.
“A segurança do trabalho existe e estar preocupada com a vida e a saúde do trabalhador é fundamental. Esse assunto dos resíduos faz parte da nossa vida, pois geramos isso todos os dias, e é importante saber trabalhar com ele”, completou