O Governo de Roraima, por meio do PAA-RR (Programa de Aquisição de Alimentos), tem reforçado as redes de comercialização de produtos naturais, promovendo acesso à alimentação, inclusão social, economia e sustentabilidade produtiva.
“Para o alcance deste objetivo, o governo compra alimentos produzidos pela Agricultura Familiar e Indígena – com dispensa de licitação – e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino”, comentou Yoná Suanny, coordenadora do projeto.
Somente em Boa Vista, o PAA-RR atende mais de 50 entidades. Em 2022, o programa iniciou sua execução no último dia 26 de abril e completado um mês, o PAA-RR já entregou 153.225,17 quilos de alimentos, pagando um total de R$ 361.079,37 aos agricultores familiares e indígenas. A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) tem coordenado os serviços junto a cooperativas e associações credenciadas.
“Por meio do PAA-RR, o Governo de Roraima incentiva a Agricultura Familiar e promove inclusão social beneficiando a população mais carente com acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade”, destacou o secretário Emerson Baú.
Na região rural de Boa Vista, o agricultor Jair Sobrinho produz frutas e verduras. “Há dez anos eu lido com plantações de banana, batata, acerola, macaxeira, limão, cereja, graviola, tomate, pimenta do reino e outros produtos. Com a Agricultura Familiar, o Governo de Roraima tem transformado a realidade dos pequenos produtores. Assim, eu tenho desenvolvido melhor os meus negócios, escoando a produção em pontos estratégicos da cidade, abastecendo mercados, participando de feiras livres e, hoje, vivo mais feliz participando deste projeto”, destacou.
Para o governador Antonio Denarium, o PAA-RR valoriza a produção orgânica e agroecológica de alimentos, fortalece o circuito comercial, enaltece a biodiversidade e incentiva hábitos alimentares saudáveis.
“O PAA é um projeto emblemático, um grande sucesso em Roraima e fundamental para o desenvolvimento, reforçando a renda do povo do campo que produz frutas, legumes, verduras, grãos, poupas e demais necessidades básicas na alimentação dos roraimenses”, concluiu o governador.
O orçamento do PAA é composto por recursos do Estado e a execução do programa é feita pela modalidade Compra com Doação Simultânea.