O montante foi aprovado em sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado, nesta terça-feira, 31, conforme o projeto de lei 249/2022, com 15 votos favoráveis e nenhuma abstenção.
As obras para a universalização de água tratada realizadas pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) receberão aporte financeiro governamental no valor de R$ 40 milhões.
Dentre elas, a construção do Sistema de água potável nos bairros Pedra Pintada, João de Barro, Jardim das Copaíbas (Distrito Industrial), no município de Boa Vista; a implantação de cinco mil caixas d’água no município de Boa Vista; a construção de torre pré-moldada de concreto e caixa d’água de mil litros no município de Boa Vista; a implantação de redes autoria, distribuição e ligações, perfuração de poço tubular, no bairro Senador Hélio Campos, município de Boa Vista.
Pela matéria, o Poder Executivo está autorizado a realizar aporte em favor da Companhia para complementar os investimentos do Programa Água Para Todos, que hoje compreende obras executadas e em diversos estágios de desenvolvimento.
Permite também a realização de melhorias do Sistema de Abastecimento de Água tratada em diversas outras localidades do Estado de Roraima.
E ainda, a implantação do Sistema de Abastecimento de Água Tratada na Cooperativa UNICARVÃO, no Distrito Industrial, no município de Boa Vista; a implantação dos Sistemas de Água em 21 comunidades no interior do Estado; Construção de novas sedes da Caer nos municípios de São Luiz, Rorainópolis, Mucajaí, Cantá, Uiramutã e Amajari (Tepequém); além da construção de escritório padrão Caer e depósito na sede do município de Mucajaí; e a recuperação do Centro de Reservação e Distribuição, em Rorainópolis.
AÇÕES EXECUTADAS
Segundo o presidente da Caer, James Serrador, o programa Água Para Todos foi lançado em novembro de 2021 com a previsão de investimento de R$ 60 milhões em saneamento básico. “O primeiro aporte financeiro foi enviado pelo Governo do Estado no ano passado o que permitiu executar inúmeras obras, como o bairro Nova Vida, Jardim das Copaíbas, João de Barro, como também no interior”, enfatizou.
Em 2019, três poços foram ativados no São Bento e Cidade Satélite, bem como as obras do CRD (Centro de Reservação e Distribuição) do Cidade Satélite foram concluídas beneficiando mais de 14 mil pessoas.
Em três anos, foram contratados 90 poços artesianos para perfuração em todo o Estado, sendo que 26 foram ativados em Boa Vista, aumentando em 50,75% a captação de água feita por poços artesianos e chegando a mais de 99% em cobertura na Capital. Outros 20 poços foram perfurados e mais seis reativados.
No ano passado, sete poços entraram em funcionamento, sendo três no Cidade Satélite, dois no bairro Ayrton Rocha (Conjunto Pérola), um no São Bento e outro no Centenário. Além de a Companhia ter recuperado os CRD’s Caranã e Pintolândia, que há anos não passavam por melhorias.
Em 2020, mais seis poços foram perfurados nos bairros Operário, Jardim Tropical, 13 de Setembro, Cinturão Verde, Ayrton Rocha (Conjunto Pérola) e Cidade Satélite.
A Caer dispõe de 1.135.979 metros de extensão de rede implantados em Boa Vista, sendo mais 11.900 metros de rede de água nos bairros São Bento, Pedra Pintada e Comunidade Nova vida, com a regularização mais de 1.000 mil ligações de água.
Para aumentar a pressão da rede, e solucionar problemas em bairros mais centralizado, em 2022, mais quatro poços foram perfurados, sendo dois no Santa Tereza, um no Caimbé e um no Buritis.
O sistema de abastecimento de água do Jardim das Copaíbas está construção e inclui 3.700 metros de extensão de rede, regularização de 120 ligações e um poço tubular profundo.
Mais sete obras serão entregues no primeiro semestre de 2022
As obras de recuperação do CRD São Vicente estão 75% concluídas. O investimento vai beneficiar os moradores dos bairros São Vicente, Pricumã, Calungá, 13 de Setembro, Liberdade e Mecejana.
A implantação dos sistemas de água da Cooperativa dos Carvoeiros, João de Barro, Pedra Pintada e Senador Hélio Campos, vai garantir a regularização de 10 mil ligações domiciliares.