FOTO: Divulgação/SemaO secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, apresentou, na manhã desta quinta-feira (26/05), os principais projetos de meio ambiente do Governo do Amazonas para o embaixador da Irlanda no Brasil, Sean Hoy. Objetivo é que Governo e Embaixada possam firmar parceria para financiamento de programas por meio da Estratégia da Irlanda para a América Latina e Caribe para 2025, chamada “Irlanda Global”.
Há 35 minutos
Por Agência Amazonas
País tem interesse em financiar programas de desenvolvimento sustentável no estado do Amazonas
Entre as áreas visitadas pela equipe da Embaixada da Irlanda, está a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A equipe passou dias na floresta, visitando comunidades e conhecendo cadeias produtivas do estado, como a de óleos essenciais.
“Nosso objetivo é entender de uma forma mais profunda áreas passíveis de desenvolvimento e os desafios da Amazônia”, afirmou o diplomata, que esteve nos últimos três dias visitando o interior do estado, para vivenciar a realidade local.
Desafios
De acordo com o secretário, o projeto Irlanda Global está alinhado com as estratégias do Governo do Amazonas, tendo ambos como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cuja primeira meta é a erradicação da pobreza.
“Quero parabenizar a Irlanda por propor estratégias para o Brasil e por se disponibilizar para conhecer atividades em campo, nesse cenário da floresta, onde a Amazônia enfrenta desafios de conservar a natureza e gerar renda para a qualidade de vida das pessoas”, disse o secretário de Estado, Eduardo Taveira.
“É necessário que o desenvolvimento sustentável siga o tripé ambiental, econômico e social”, acrescentou o titular da Sema.
“Nós vivemos em um estado que tem 97% de cobertura natural e 50% da população vive na linha da pobreza. Esse ambiente é propício para ilegalidade. Precisamos enfrentar a raiz, que é a pobreza e a miséria associada às pessoas que cuidam da floresta”, disse Taveira.
A Estratégia Estadual tem objetivo de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Amazonas em até 50%, até 2030.
Projetos
FOTO: Divulgação/SemaDurante o encontro, foi apresentada à Embaixada da Irlanda a Estratégia Estadual de Redução de Emissões e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, que envolve os seguintes projetos: Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amazonas (PPCDQ/AM); Programa Amazonas Mais Verde; Lei de Serviços Ambientais e Mudanças Climáticas; e estratégias de REDD+, por meio da Coalizão LEAF e do Race to Zero.