Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura inicia aulas para a formação de cuidadores de idosos em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura inicia aulas para a formação de cuidadores de idosos em Manaus
Prefeitura de Manaus

Prefeitura inicia aulas para a formação de cuidadores de idosos em Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

 

A Prefeitura de Manaus iniciou as aulas de duas das três turmas do curso para a formação de cuidadores de idosos, nesta segunda-feira, 23/5. Promovidas pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), em parceria com a Fundação Municipal de Apoio ao Idoso “Doutor Thomas” (FDT), as aulas acontecem no auditório da Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, nº 82, Centro. Com 320 horas de duração, o “Cuidadoso” tem caráter profissionalizante.

52094275295 38a715c7f0 c

 

 

 

Na abertura, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Bezerra, destacou a importância da formação de cuidadores para assegurar assistência qualificada às pessoas idosas.

 

“Durante a pandemia, e mesmo agora, com a situação sob controle, a população idosa foi a mais afetada porque precisou ficar mais isolada para se proteger da Covid-19. Em momentos assim, a figura de um cuidador é de grande importância, não só pela atenção à saúde, alimentação e tudo o mais que o idoso necessita, mas também como uma companhia. Além disso, o cuidador estabelece vínculos, inclusive, com os familiares do idoso”, disse.

Ao todo, 120 candidatos foram aprovados após processo de pré-inscrição e entrevista de seleção. A escolaridade mínima exigida para classificação foi o ensino médio.

 

 

O diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, lembrou que o “Cuidadoso” é um dos cursos mais procurados pela população, pela credibilidade e nível dos instrutores contratados pela escola.

“É uma capacitação de grande importância para a sociedade porque, além de proporcionar o cuidado qualificado, abre oportunidade de renda para essas pessoas que estão participando e se tornarão cuidadoras. Vale ressaltar que é uma formação gratuita e que, por determinação do prefeito David Almeida, todos foram isentados do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50”, ressaltou.

 

 

Uma formação para o cuidado com pessoas idosas pode custar mais de R$ 2 mil. A realização do “Cuidadoso” atende a uma demanda da Fundação Doutor Thomas, diante do crescimento da expectativa de vida no Brasil e a consequente necessidade de qualificar mão de obra para essa área. Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, a missão da instituição é prover qualidade de vida aos idosos da nossa capital, com a formação de profissionais nessa área de cuidador em um curso completo como esse.

“Entregar para a população de Manaus mais um curso de Cuidador de Idosos é capacitar recursos humanos para o atendimento no âmbito social e na área da saúde às pessoas idosas em diversas situações, em residências, hospitais e clínicas especializadas e instituições de longa permanência”, disse.

 

 

O curso

O conteúdo das aulas teóricas, que acontecerão no auditório da Galeria dos Remédios, administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), está dividido em dez módulos, abordando temas como cuidados odontológicos; noções básicas de Enfermagem para o cuidado com o idoso; espiritualidade e finitude; aspectos nutricionais; direitos humanos e cidadania; patologias recorrentes e aspectos psicológicos do envelhecimento;  e comportamento, ética e postura do cuidador de idoso.

 

 

Os participantes enxergam no curso oportunidades de colocação em um mercado de trabalho cuja tendência é o crescimento. O acadêmico de fisioterapia, Danyson Muniz, 39 anos, contou que já trabalhou como cuidador e que agora pretende retornar, porém, com qualificação. “É uma oportunidade muito grande para me tornar um profissional e poder ajudar os idosos”, comentou.

A estudante Andreza Lindoso disse que já vinha esperando por uma vaga para fazer o curso porque, mesmo tendo alguma experiência na área, faltava a formação técnica.

 

 

“Eu espero muito agregar conhecimento e ter o meu certificado. Essa é uma excelente oportunidade que a Prefeitura de Manaus nos oferece, para que nos tornemos profissionais para as pessoas de mais idade, que necessitam desse cuidado”, apontou.

 

Texto – Sandra Monteiro / Semad

— — —

 

Fotos – Thelson Souza / Semad e Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzR9LF

 

The post Prefeitura inicia aulas para a formação de cuidadores de idosos em Manaus appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Divulgacao CBMAM 3 300x200 1 Em Maués, Chamas de Saúde realiza 900 atendimentos especializados
Próximo artigo Sine Manaus oferta 469 vagas de emprego nesta terça-feira, 24/5

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 07 25 at 16.03.01 1

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.42 2

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.41 1

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás
img20230816183043209 768x473 1

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás
img20230816185058850 768x473 1

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás
img20230815205438678 768x473 2

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás
img20230815165156104 768x473 1

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás
img20230815151710702 768x473 1

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás
margaridas 768x576 1

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás

Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus

Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira

Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal

Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?