Nesta terça-feira (10/5), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos destacou o início das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus, localizado no bairro Santo Antônio.
O parlamentar reforçou que as inscrições do Enem que se iniciaram nesta terça-feira, irão se estender até o dia 21 deste mês. Com a nota da prova, o participante poderá usa-la para ingressar em instituições de ensino superior públicas ou privadas. O parlamentar prestou apoio as pessoas que participarão do exame. “Esses estudantes estão lutando para alcançar seus sonhos batalhando incansavelmente para ter uma qualificação superior, então, deixo aqui meu apoio a eles”, destacou Daniel.
Em seguida, o vereador frisou que existe a isenção da taxa de inscrição para aqueles que não possui recursos financeiros para pagar a prova. “Muitos desses jovens querem alcançar seus sonhos, mas as poucas condições financeiras os impedem disso, então, os participantes podem pedir esse recurso”, disse.
Ainda na oportunidade, Daniel explicou que para solicitar a isenção, o participante precisa regularizar sua inscrição. “A isenção não significa que você está inscrito no processo, então, regularize sua ficha de inscrição para assim solicitar a preferência isenta”, finalizou.
Exame Nacional do Ensino Médio
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para auto avaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM