FOTO: Divulgação/SemaA Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apresentou, nesta quarta-feira (27/04), o Plano de Outorga de Florestas Estaduais (Pofe) de 2022. O documento foi apresentado durante a 8ª Reunião da Comissão Estadual de Gestão de Florestas Públicas (Cegflop), composta por nove instituições consultivas, que devem dar contribuições ao documento no prazo de uma semana.
Há 24 segundos
Por Agência Amazonas
Comissão Estadual de Gestão de Florestas Públicas tem uma semana para dar contribuições ao documento
Após receber contribuições das instituições consultivas, o documento terá sua versão final publicada no site da Sema.
O Pofe é um documento anual, que tem o objetivo de dar transparência em todos os processos da Outorga Florestal. O Plano também tem o objetivo de selecionar e descrever as Florestas Públicas Estaduais passíveis de concessão no ano em que vigorar.
As outras Florestas Estaduais passíveis de concessão são: Canutama, Manicoré, Apuí, Sucunduri, Aripuanã, Rio Urubu e Tapauá.
Maués
O processo de concessão da Floresta Estadual de Maués é o que está mais avançado dentre as oito disponíveis no estado do Amazonas. O processo de escolha da empresa que realizará o Inventário Florestal Amostral está em avaliação das propostas financeiras encaminhadas pelas empresas.
Além das instituições presentes, também compõem a Comissão: Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam).
A reunião ocorreu no auditório da Sema, com a participação de cinco das nove instituições consultivas da Comissão: Sema, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).