Ipaam recebe nova gestão do CRBio06 para tratar de questões relacionadas a áreas de trabalho dos profissionais de biologia. FOTOS: José Narbaes/IpaamO Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu, na terça-feira (26/04), representantes do Conselho Regional de Biologia da 6° Região (CRBio06), para discutir questões relevantes para os profissionais da área de biologia.
Há 37 minutos
Por Agência Amazonas
Encontro serviu para destacar atuação do biólogo na área de Meio Ambiente
“Isso ajuda muito na execução e na segurança dos serviços que estão sendo realizados. Então, o Conselho é fundamental porque garante as atribuições e competências dos profissionais na atuação do dia a dia. É importante para o Ipaam ter essa aproximação com os Conselhos, em particular o de biologia que veio nos visitar”, disse.
O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, assinalou a importância da fiscalização pelo Conselho nas ações e atuações dos profissionais.
Além de apresentar a nova equipe gestora, que atua desde janeiro deste ano, o presidente do CRBio06, Felipe Pinheiro, falou da importância da legislação que dá amparo a toda atuação do biólogo e sobre o estreitamento dos laços com os órgãos públicos e serviços prestados à sociedade.
O conselho atua na fiscalização da profissão nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, com sede em Manaus.
A visita foi também para esclarecer e trazer conhecimento sobre a atuação dos biólogos dentro da área ambiental. Segundo a vice-presidente do CRBio06, Andréa Moura, a atuação do conselho traz maior segurança e qualidade técnica para quem faz a consultoria, para o empreendedor e para os órgãos de fiscalização, como é o caso do Ipaam.
“Nós colocamos à disposição das secretarias do estado do Amazonas um profissional biólogo para melhorar e promover a qualidade ambiental e levar para a população um serviço de qualidade”, afirmou Pinheiro.
Áreas de atuação do biólogo
Dentro da área de Meio Ambiente e Biodiversidade, o biólogo pode atuar em: controle e monitoramento ambiental; educação ambiental; gestão ambiental; inventário, manejo e produção de espécies da flora nativa e exótica; inventário, manejo e conservação da fauna; entre outras.
“O biólogo está apto a atuar em diversas frentes na questão ambiental. Além de elaborar e executar inventário florístico, nós temos um grande número de biólogos, com inventários indeferidos, ou que são cobrados a agregar ao seu inventário, a RT (Reserva Técnica) de um engenheiro florestal”.