O espaço foi reinaugurado nesta terça-feira (26/04). FOTOS: Lucas Silva/SecomDê o play e ouça esta matéria
Há 15 minutos
Por Agência Amazonas
Reinaugurado pelo governador Wilson Lima, espaço realizou, em 2021, mais de 65 mil procedimentos para pessoas com deficiência física, auditiva e visual
O CER III, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), estava com a construção suspensa desde 2015. A obra foi retomada pela atual gestão, em maio do ano passado, e foi realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra), com investimento total de R$ 1.817.436,17.
Com a entrega do novo Centro Especializado em Reabilitação Tipo III (CER III), na Policlínica Codajás, zona sul de Manaus, a unidade de saúde vai ampliar a capacidade de atendimento por meio da abertura de todas as modalidades. No ano passado, o centro especializado realizou mais de 65 mil procedimentos voltados para pessoas com deficiência física, auditiva e visual. O espaço foi reinaugurado nesta terça-feira (26/04) pelo governador Wilson Lima.
Atendimentos
Diretora da Policlínica, Maria Leonide Brandão.FOTOS: Lucas Silva/SecomHá sete anos os atendimentos do CER III eram executados em um ambiente provisório da Policlínica Codajás. Com capacidade de atender mais de 3,7 mil pacientes por mês, em 2021, o centro realizou 65.406 atendimentos e ainda entregou 104.405 equipamentos à população.
“Todos nós sabemos que o PAM da Codajás é um hospital que é referência aqui no estado do Amazonas. Muitos pacientes vêm para essa unidade, e desde que eu assumi o governo temos trabalhado para melhorar essa estrutura e, sobretudo, melhorar o atendimento, melhorar a recepção das pessoas que procuram aqui”, destacou o governador Wilson Lima.
“Nós já funcionávamos em um lugar menor, e agora, com essa reforma e adequação desse local, adquirimos equipamentos que trazem mais modernidade para reabilitação dos pacientes. É em cima disso que estamos trabalhando. Hoje a policlínica já atende mais de 2 mil pacientes diariamente, então com certeza, com todas as modalidades abertas, vai aumentar esses atendimentos”.
Conforme a diretora da Policlínica, Maria Leonide Brandão, a abertura de todas as modalidades no CER III junto à reforma do espaço possibilitará aumentar a oferta de atendimentos em reabilitação.
“A gente procura o centro de saúde perto de casa e já está há um ano para ele fazer um exame e não consegue. Retornei ao PAM e, graças a Deus, consegui a consulta. Para mim está sendo uma maravilha, estou sendo bem atendida e bem tratada”.
A dona de casa Sandra Pereira Alves, de 53 anos, aprovou o atendimento prestado ao filho, que tem deficiência auditiva. Ela procurou o CER III para dar continuidade ao processo de exames.
O Centro de Reabilitação também conta com ginásio de reabilitação, consultório de enfermagem adaptado para atendimento da pessoa com estomia e sala de exames de diagnósticos.
Dona de casa Sandra Pereira Alves, de 53 anos. FOTOS: Lucas Silva/SecomRenovado
FOTOS: Lucas Silva/SecomFOTOS: Lucas Silva/SecomO novo CER III conta com espaços para o público adulto e infantil. São consultórios; salas de recepção, de espera e de reuniões; salas de terapia em grupo e individual; cabine acústica; banheiros adaptados à pessoa com deficiência; salas de treino de orientação e mobilidade; sala de treino de atividade de vida diária; além de um novo hall de entrada e uma copa.
A sala de “Treino de Atividade de Vida Diária” é uma das novidades do novo espaço, consistindo em um ambulatório especializado para atendimento da pessoa com deficiência que precisa de reabilitação para atividades diárias. O espaço simula uma casa mobiliada adaptada com utensílios de cozinha, quarto e banheiro, que ajudam os pacientes a realizar atividades do cotidiano.
Entre os novos equipamentos e mobiliário entregues pela SES-AM, está um aparelho a laser que moderniza a reabilitação e reduz o tempo de tratamento, além de equipamentos para avaliação e acompanhamento dos usuários, como oxímetro de pulso e goniômetro.