Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Desafios da Saúde no Alto Solimões e a Integração da Atenção Básica são temas de palestras em Tabatinga, nesta quarta-feira (13/04)
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Desafios da Saúde no Alto Solimões e a Integração da Atenção Básica são temas de palestras em Tabatinga, nesta quarta-feira (13/04)
Governo do Estado

Desafios da Saúde no Alto Solimões e a Integração da Atenção Básica são temas de palestras em Tabatinga, nesta quarta-feira (13/04)

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos


Há 5 minutos
Por Agência Amazonas

Evento contempla, também, imunização e monitoramento de dados na região

FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCPOs desafios da Vigilância em Saúde, o monitoramento de indicadores de saúde e a imunização no contexto da pandemia de Covid-19 na região do Alto Solimões, estão entre os temas abordados no I Congresso de Secretários Municipais da Regional do Alto Solimões, realizado na terça-feira (12/04) e quarta-feira (13/04), em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

Os temas foram abordados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que também abordou sobre o cenário epidemiológico da região e os indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS).

O evento é uma realização do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) para todos os secretários municipais de saúde e técnicos da região. “A iniciativa visa fortalecer a gestão e a atenção à saúde na regional do Alto Solimões”, destacou o presidente do Cosems-AM, Franmartony Oliveira,

A região do Alto Solimões está localizada no extremo oeste do Amazonas, próximo à Tríplice Fronteira entre Peru, Colômbia e Brasil (por meio de Tabatinga). “Trata-se de uma região desafiadora para a Vigilância em Saúde e controle de doenças, já que a fronteira é caracterizada por grande fluxo de pessoas que transitam entre os três países”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A mobilidade transfronteiriça é protagonizada por populações ribeirinhas, indígenas e moradores das periferias urbanas, em contato com a floresta e em situação de vulnerabilidade social. “O diálogo com os secretários municipais de saúde, durante o evento, é importante para repensar estratégias compatíveis com a realidade local e, assim, intensificar as ações de saúde de forma integrada”, avalia Tatyana.

Para a diretora do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas da SES-AM, Viviana Almeida, os municípios do Alto Solimões podem fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) aderindo a ações estratégicas como credenciamento de equipes de saúde ribeirinha e fluvial. “As peculiaridades amazônicas devem ser observadas e melhor utilizadas no financiamento federal”, salienta.

Alto Solimões – A região do Alto Solimões corresponde a 13,8% do território do Amazonas e é formada por nove municípios: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

Congresso – A FVS-RCP participa do I Congresso de Secretários Municipais de Saúde Regional Alto Solimões, que ocorreu, na terça-feira (12/04) e quarta-feira (13/04), em Tabatinga. Além do Cosems-AM e da FVS-RCP, a iniciativa também contempla a participação da SES-AM, Ministério da Saúde e do Instituto Leônidas e Maria Deane (FIOCRUZ Amazônia).

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Tags:AmaturáAtalaia do NorteBenjamin ConstantFonte BoaGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoJutaíManausSanto Antônio do IçáSão Paulo de OlivençaTabatingaTonantinsWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sefaz divulga resultado do 71º Sorteio da Nota Fiscal Amazonense
Próximo artigo Sefaz-AM e PGE-AM negociam com técnicos do Governo de São Paulo solução para manter incentivo da ZFM

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?